Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Espetáculo ‘Da Ilha pra Cá’ revela a musicalidade do Samba de Véio


Eugênio Cruz e Fabiana Santiago no palco do Teatro Dona Amélia na apresentação que deu origem ao espetáculo Da ilha para Cá. (Foto: Ivan Cruz/ Arquivo pessoal) 
 
A musicalidade do Samba de Véio, o pôr do sol da Ilha do Massangano, as cantigas de Reis e os cantos das novenas inspiraram os diretores Cassio Lucena e Eugênio Cruz na realização do espetáculo musical ‘Da Ilha para Cá’, que será realizado nos dias 22 e 23 de janeiro, às 21h, no teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina, Sertão pernambucano. O show faz parte da programação do evento ‘Janeiro tem mais Arte’, que segue até o dia 31 deste mês.

O espetáculo vai ser conduzido através de uma narrativa não linear. “Será uma colcha de retalhos, como as que forram as camas dos moradores da Ilha do Massangano. Faremos uma homenagem à uma dessas expressões culturais da região”, argumenta o diretor de cena, Cassio Lucena.

Para Cassio, o Samba de Véio também servirá de inspiração para a composição do cenário.  “Como eu trabalho com o lado estético, ele será todo calçado em cima das cores, do pôr do sol da ilha, do fervor, da espontaneidade, da rusticidade do samba e do lugar”.

O espetáculo terá duração de 50 minutos e apresentará 12 canções, sendo dez do Samba de Véio da Ilha do Massangano, uma da compositora pernambucana Sônia Guimarães e outra música inédita de Eugênio Cruz. Serão releituras regionais e globalizadas.

Segundo o diretor musical, Eugênio Cruz, a intenção do “Da Ilha para Cá’ é mostrar as músicas do Samba de Véio de outra maneira, nos moldes da MPB sem perder a essência jocosa do samba. “Não vai ser uma sonorização comum, vai ser um som minimalista que servirá apenas de complementação para a acústica natural do som dos instrumentos e vozes.”, revela.

Apresentação de esquete no Teatro Dona Amélia com as intérpretes Joyce Guirra e Camila Yasmine. (Foto: Ivan Cruz/ Arquivo pessoal) 
 
A ideia do espetáculo surgiu quando Eugênio Cruz recebeu uma encomenda para fazer uma apresentação que compilasse canções do Samba de Véio da Ilha do Massangano. “Fizemos uma apresentação de 5 minutos na reinauguração do Teatro Dona Amélia.  Este espetáculo segue a mesma intenção, apenas foi ampliado para 50 minutos”, explica Eugênio.

Estarão no palco quatro intérpretes da região, as cantoras Fabiana Santiago, Camila Yasmine, Joyce Guirra e Rosyaline Bezerra. Além dos músicos, Rennan Mendes, Eugênio Cruz e Silvino Junior.  O figurino será assinado por Ninfa Tavares e o tratamento de som será feito por Albérico Júnior.

Serviço:

Espetáculo: ‘Da Ilha para Cá
Dias: 22 e 23 de janeiro
Onde:  Teatro Dona Amélia
Ingresso: R$ 3, 00 (valor único)

0 comentários:

Postar um comentário

DENUNCIAS E SUGESTÕES

ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.