Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EBDA promove cursos de processamento de produtos do umbuzeiro


Com a finalidade de capacitar agricultores familiares no desenvolvimento de suas habilidades gerando alternativa de emprego e renda, o Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil), unidade pertencente à Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e gerida pela Gerência Regional de Irecê, promove curso de processamento de produtos do umbuzeiro. As aulas teóricas e práticas vão acontecer a partir das 8h, em algumas localidades da região. Com carga horária de 8h, as aulas serão ministradas quarta (22) e quinta-feira (23), na Escola Municipal da cidade de Ibipeba. 
De acordo com o instrutor do curso, o técnico agrícola Arnou da Silva Dourado, as duas primeiras turmas serão compostas por dois produtores de 20 povoados, totalizando 40 beneficiados. Na próxima sexta-feira (24) serão capacitados produtores do povoado de Lagoa do Zeca, localizado no município de Canarana. Já no dia 29, o público-alvo será formado por mulheres da Associação de Mulheres de Jussara, com treinamento na sede da cidade. 
A programação do curso conta com um conteúdo diversificado. Dentre os assuntos abordados destacam-se a importância econômica do umbuzeiro, com informações sobre dados de produção e características da planta, e o cultivo do umbuzeiro, no qual o agricultor aprenderá a preparar a área e o solo. Também serão transmitidas orientações sobre plantio, tratos culturais, colheita, rendimento, comercialização e exportação. 
Outra novidade do curso é o módulo sobre o processamento do fruto, com destaque para a sanitização dos frutos e processamento da polpa. Na parte de culinária, os participantes aprenderão a fazer doce caseiro de polpa de umbu, suco do fruto, umbuzada, geléia, entre outras iguarias. Receitas sofisticadas como pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro, umbu cocada e umbuzeitona, também estão na programação. 
“Através do curso os agricultores familiares passarão a ter uma atividade que contribuirá para o aumento da renda familiar e melhoria da qualidade de vida”, explicou o técnico agrícola, que também é chefe de campo do Centrefértil. O gerente regional da EBDA, em Irecê, Edvaldo Reinaldo afirmou que o trabalho conjunto com o Centro contribuirá ainda mais para o fortalecimento da agricultura familiar na região.
Assimp/EBDA

0 comentários:

Postar um comentário

DENUNCIAS E SUGESTÕES

ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.