Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CARNAVAL DE JUAZEIRO 100 ANOS – FOLIA MOMESCA TERÁ DE VOLTA A TRADIÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA

Uma das manifestações mais marcantes do centenário carnaval juazeirense, as Escolas de Samba (as populares “batucadas”) trarão de volta à avenida o rufar dos tambores e o ritmo dos tamborins para o folião poder reviver a alegria e o brilho dos belos desfiles, com suas fantasias, estandartes, adereços, baianas e passistas.

Desde os primórdios a folia momesca da cidade começou a se fortalecer e a ganhar fama inicialmente com os singelos desfiles dos carros alegóricos e em seguida com os contagiantes bailes realizados nos clubes sociais, especialmente os da 28 de Setembro, Apolo, Caçadores e Artífices. O São Francisco Country Clube passou a ser outra disputada opção a partir da década de 1960, chegando ao auge com a criação do Baile do Havaí que por mais de vinte anos foi a mais badalada prévia carnavalesca local.

Já os desfiles das Escolas de Samba surgiram nos anos de 1950 e logo ganharam espaço no coração do povo através da inventividade, criatividade, gingado e muito samba no pé de agremiações que se tornaram verdadeiros símbolos culturais da maior festa popular de Juazeiro. Dentre as mais importantes, tivemos a “Unidos da Vila”, a “Cacumbu”, a “Piratas Reis do Samba”, a “A Voz do São Francisco”, a “Fala Quem Pode”, a “Imperatriz Juazeirense”, a “Império do Castelo Branco”, a “Voz do Morro” e a “Constelação do Castelo Branco”.

Visando resgatar os desfiles e ampliar as opções da grade de atrações, tornando o evento ainda mais democrático, a coordenação do “Carnaval de Juazeiro 100 Anos” está possibilitando a volta de uma das mais fortes manifestações populares do município. Para o gerente de cultura da Secretaria de Cultura e Juventude, Wellington Monteclaro, essa ação retoma o debate sobre a busca da convivência harmoniosa entre as tradições e o novo.

“Por muito tempo os desfiles dessas agremiações foram o principal meio de interação entre o povo e a arte expressiva do carnaval. Por isso não somente para esta edição comemorativa, mas nosso objetivo é que as escolas e batucadas voltem a fazer parte da festa em definitivo, ocupando destaque na folia em perfeita comunhão com os trios elétricos”, ressaltou.

“Dei um aperto de saudade no meu tamborim…”

Dando inicio ao projeto de resgate das tradições culturais do carnaval, quatro agremiações voltarão a brilhar na avenida em 2014: Cacumbu; Mocidade Independente; Regimento do Samba e Unidos da Ponte. As escolas sairão da Praça da Catedral, passando por um trecho do “Circuito Ivete Sangalo” (Orla 1) e encerrando no “Circuito Daniel Alves”, nas proximidades do Palco Multicultural da Orla 2, nos dias 09 (domingo) e 15 (sábado) de fevereiro. Um carro alegórico oficial abrirá o cortejo do samba apresentando como destaques os dois Reis Momos, as duas Rainhas e as duas princesas.

E para abrandar a ansiedade enquanto aguarda a abertura do maior pré-carnaval do Brasil, que durante dez dias irá sacudir a cidade com as principais estrelas da música baiana na atualidade – e também grandes nomes do reggae e do pop nacionais – o folião terá a oportunidade de aprimorar os passos e o gingado com os ensaios de baterias que acontecerão no Vaporzinho (Orla 2), das 17h às 22h, nos dias 24, 25 e 31 de janeiro, 04 e 05 de fevereiro.

Texto: Luiz Hélio/Secretaria de Cultura e Juventude- Foto: Blog do Parlim

0 comentários:

Postar um comentário

DENUNCIAS E SUGESTÕES

ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.