Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROJETO NA BA VAI TRANSFORMAR EX-PRESOS EM EMPREENDEDORES

O Sebrae na Bahia está lançando um projeto inédito de inclusão social e empreendedorismo que vai beneficiar, inicialmente, 200 ex-detentos do estado em um ano. Nesta quarta-feira (26), cerca de 20 egressos do sistema penitenciário participaram da palestra "Como empreender com sucesso", apresentada pelo consultor da instituição Jesiel Borges, na capital. 
De acordo com o gestor do Programa Começar de Novo do Tribunal de Justiça, Orlando Bitencourt, a iniciativa começou em 2009 por meio do Conselho Nacional de Justiça e implantada na Bahia em 2010 com a captação de parcerias para a inserção de ex-presos no mercado de trabalho. 
A parceria com o Sebrae é a mais importante porque vai realmente despertar, orientar e materializar o sonho de muitos egressos que têm a habilidade para o empreendedorismo, mas não têm orientação técnica, como acesso ao crédito para o seu capital de giro. Com esse grupo piloto vamos dar um salto no programa Começar de Novo. Até o final de outubro de 2012 esperamos capacitar em empreendedorismo 200 egressos, destacou Orlando Bitencourt. 
José Carlos Santos da Paixão é pintor e pedreiro. Depois que saiu da penitenciária, sentiu dificuldade em conseguir emprego. Ainda existe muito preconceito na contratação de ex-detentos. Minha expectativa com essa oportunidade do Sebrae é aprender a ser empresário e um dia poder empregar outras pessoas como eu. 
O coordenador da Regional do Sebrae em Salvador, Richard Alves, disse que é uma satisfação para o Sebrae contribuir para o programa Começar de Novo. A equipe do Sebrae está à disposição das pessoas que querem empreender, melhorar sua vida através da sua capacidade de gerar uma atividade econômica. O Sebrae vai orientar como trabalhar por conta própria, como ser um Empreendedor Individual, como organizar sua atividade, como planejar e ter sucesso, explicou. 
O nosso programa Bairros Empreendedores abriga o programa Começar de Novo e, neste primeiro momento, vamos detectar as necessidades de cada um para saber quais oficinas, cursos e consultorias o Sebrae poderá oferecer. É um programa de inclusão social na atividade produtiva, afirma a coordenadora do programa Bairros Empreendedores do Sebrae na Bahia, Idimara Dantas.
Reintegração no mercado 
Também presente na palestra a diretora do Conjunto Penal Feminino de Salvador, Luz Marina Ferreira Lima da Silva, afirmou que hoje existe uma reincidência de 70% das detentas que saem do presídio feminino. Para ela, o projeto vai mudar essa realidade. Eu acredito que seja bem mais fácil reintegrar essas presas no mercado de trabalho como empreendedoras. Já detectei no presídio várias mulheres com potencial empreendedor que só precisam de orientação, ressaltou Luz Marina. 
O capitão Marcio Marcelo, diretor da Penitenciária Lemos Brito, de Salvador, informou que hoje a penitenciária oferece diversos cursos, como de marcenaria. E o diretor-adjunto do Presídio de Lauro de Freitas, Marcelo Albuquerque, disse que o presídio oferece cursos de costura. Para eles, a parceria com o Sebrae é fundamental, pois oferece suporte para esses potenciais empreendedores que já saem do presídio com uma profissão. 
Renato Figueiredo Silva aprendeu na prisão a trabalhar com madeira e pintura e depois da liberdade condicional resolveu virar empreendedor individual. A legalização como Empreendedor Individual, há seis meses, me trouxe mais respeito e a possibilidade de fazer um empréstimo para investir no meu trabalho, comemorou Renato.


blog QSP.

0 comentários:

Postar um comentário

DENUNCIAS E SUGESTÕES

ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.