Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CÂMARA APROVA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE VAQUEIRO


   As preces do Padre Claudemiro durante a missa na 58ª Festa do Vaqueiro este ano em Curaçá, finalmente foram ouvidas. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 13, o projeto de lei (PL 2123/07), que regulamenta a profissão de vaqueiro, de autoria dos deputados Edson Duarte e Edigar Mão Branca do Partido Verde. A proposta segue agora para apreciação no Senado Federal, ultimo estágio para ser transformada em lei.  
O objetivo do projeto de acordo com os autores é “preencher uma cruel lacuna na legislação brasileira pela insensibilidade com estes trabalhadores”, ao reconhecer como vaqueiro o profissional que faz o trato, manejo e condução de espécies animais, que estão sob sua responsabilidade, buscando condições de sobrevivência para o rebanho e o gado diante das dificuldades do semi-árido brasileiro.
O vaqueiro também terá direito a um registro para o exercício da profissão e passa a ter todas as garantias dadas as profissões que estão regulamentadas no país. Durante a votação, diversos deputados, dos mais variados partidos se manifestaram favoráveis, afirmando a injustiça com estes profissionais que colocam a vida em risco e que não contavam com o reconhecimento oficial. Edson disse ao blog que a aprovação se deu em rápida tramitação porque o relator na comissão foi o deputado Gonzaga Patriota, do PSB de Petrolina, nordestino do interior de Pernambuco, bem como do deputado paraibano Luis Couto, filho de vaqueiro que representando o governo não pediu vistas, além de João Paulo Cunha que presidiu os trabalhos e do parlamentar baiano, Artur Maia. “Todos foram importantes no apoio ao projeto que agora segue para apreciação do senado”, disse o deputado do PV.
No Nordeste o vaqueiro é reconhecido como o trabalhador especialista em tocar o gado em meio à caatinga. No entanto, esse profissional é encontrado em todos os recantos do país. Há vaqueiros também em Minas Gerais, na Amazônia, nas regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste. Em vários estados do nordeste a notícia chegou logo depois da aprovação e as associações preparam agora caravanas para Brasília no sentido de solicitar do Senado a sua aprovação o mais rápido possível.

fonte:blog Geraldo Jose

0 comentários:

Postar um comentário

DENUNCIAS E SUGESTÕES

ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.