A tribo Truká de Sobradinho, recebeu no último final de semana (07 e 08) o seminário “Identidade Indígena”, realizado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), com o apoio da Prefeitura de Sobradinho. Durante a atividade foram discutidos diversos temas que estão ligados ao fortalecimento da identidade da população indígena. Um dos pontos de maior relevância no seminário foi a proposta de “educação específica e diferenciada, que já é uma garantia legal”, afiança Rafael Truká, uma das lideranças jovem da tribo. Segundo o jovem líder, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a Constituição Federal, já garantem esse direito aos povos indígenas, contudo ainda não é cumprido.
Rafael esclarece que a ideia não é rejeitar a educação tradicional que a maioria da população recebe, mas adequá-la às especificidades de cada comunidade indígena. Ele diz que é preciso ter uma educação que ajude o povo indígena a reconhecer seus direitos. “Quando nos apropriamos da história e conhecemos os direitos podemos lutar”, afirma.
Intercâmbio – O seminário serviu também como um momento de troca de experiências. Um dos participantes foi o Cacique pernambucano Neguinho Truká, que hoje exerce o papel de Presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó-PE.
O líder indígena pernambucano expôs a trajetória de luta de seu povo, inclusive no que diz respeito à demarcação das terras. Como encaminhamento o seminário definiu que jovens Trukás de Sobradinho participarão intercâmbios em Cabrobó. O objetivo é formar “guerreiros”, lideranças que irão defender a tribo nos espaços políticos. Os Trukás de Sobradinho também tomaram a decisão de participar do maior número de espaços de discussão de políticas públicas para indígenas.
A notícia do vale
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES