A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo de Assistência Nutricional, já está comemorando o percentual de 95,01% na cobertura do Programa Bolsa-Família, alcançada no primeiro semestre deste ano (2012). Para o Ministério da Saúde é necessário que a Secretaria Municipal consiga acompanhar 80% dos beneficiários. A evolução da cobertura do Programa Bolsa-Família é realidade no município desde 2010, quando a cobertura subiu de 45% para 74%, no mesmo período. Na primeira vigência de 2011 (primeiro semestre), o município também comemorou a cobertura de 88%. Desde 2009 que enfermeiros da Rede Municipal e profissionais do Núcleo de Assistência Nutricional estão se esforçando com capacitações para que novas estratégias sejam lançadas e a cobertura elevada.
“Estamos buscando aumentar nossa meta de cobertura com reuniões periódicas e com a discussão de novas ideias para maior comprometimento das equipes. O Programa tem uma importância social muito grande, pois transfere renda para famílias em situação de pobreza e garante os direitos básicos: saúde, educação, alimentação e assistência social. É necessário sensibilizar os profissionais na identificação e acompanhamento dos beneficiários para que o benefício não seja perdido”, disse a nutricionista do município, Lidiane Nascimento.
Para que o beneficio não seja perdido, a nutricionista orienta que as famílias devem procurar os postos de saúde duas vezes ao ano, durante cada vigência, que acontece de seis em seis meses, para a realização dos exames de rotina, como vacina, verificação de peso, pré-natal, dentre outros. As gestantes e crianças com até 8 anos de idade (através dos responsáveis) devem se dirigir as unidades mensalmente para realização desses exames. Juazeiro possui atualmente um total de 20,2 mil famílias beneficiárias com 19,2 mil famílias totalmente acompanhadas. Ano passado, Juazeiro tinha 18,7 mil famílias beneficiárias com 16,4 mil famílias acompanhadas.
Juazeiro se destacou na evolução da Saúde, segundo IDSUS
O desenvolvimento na saúde do município trouxe bons resultados tanto a nível municipal como nacional e melhorou o desempenho do SUS, é o que avalia o Ministério da Saúde que em março deste ano divulgou a boa situação dos serviços na cidade, com a pesquisa do Índice de Desempenho do SUS (idsus). A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador e Recife.
blog do Geraldo José.
blog do Geraldo José.
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES