A Prefeitura de Juazeiro inaugura nesta quinta-feira (19), às 9h, a 1ª etapa da Remediação do Lixão. A área foi totalmente remediada, o que irá reduzir significativamente os impactos negativos causados ao meio ambiente pela disposição inadequada do lixo, uma obra que há muitos anos era esperada pela população e só agora está sendo concretizada.
Nesta etapa, a área de mais de 43 mil hectares foi totalmente limpa; foram instaladas cercas de isolamento; todo o lixo existente na área foi aterrado na primeira célula, além da construção do prédio da administração, o galpão para manutenção e portaria de acesso. A construção da lagoa de estabilização está em fase final, e no local o chorume extraído do lixo será encaminhado para tratamento, impedindo que não alcance o leito do riacho Maria Preta.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, Célia Regina Carvalho, a segunda célula de aterramento já começou a ser implantada, mas ficará pronta no próximo mês. “O Aterro Sanitário em Juazeiro já é realidade. A segunda célula irá receber os novos resíduos sólidos urbanos domiciliares do município, tem vida útil de 20 anos, o que vai possibilitar que a área continue sendo utilizada, mas agora de maneira adequada, reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente”, explicou Célia Regina.
A secretária disse ainda que todos os agentes responsáveis estão sendo envolvidos para que o Aterro Sanitário possa trazer benefícios a médio e longo prazo. “A empresa que vai operar o aterro já vai ser contratada; iniciamos o trabalho da coleta seletiva, em parceria com a Associação de Catadores e o Instituto Ideia; e outras ações estão previstas para que possamos realizar cada vez melhor o tratamento dos resíduos sólidos no nosso município”, finalizou Célia Regina.
blog do Geraldo José.
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES