A professora e pedagoga Claudia Maisa Antunes Lins, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, em Juazeiro, lança nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, o livro “A arte e a educação” – uma publicação que reúne entrevistas com artista e arte-educador e traz uma reflexão sobre a concepção dos conceitos da arte e da educação. A cerimônia de lançamento acontece às 18 horas, no auditório do Campus III, e tem como público-alvo professores, pedagogos, jornalistas, artistas e demais interessados. Os livros serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas públicas e diversas instituições de ensino.
Segundo Maisa Antunes, que é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a obra “A arte e a educação” propõe uma quebra na relação que nasceu entre os dois campos, em 1971, quando a disciplina Educação Artística passou a ser obrigatória na rede de ensino público do Brasil com a ideia de que os conceitos de educação e de arte são equivalentes. Para a professora, as expressões são diferentes e independem uma da outra - “A Educação tem utilidade, tem um fim. O fim da Arte é a própria Arte” – considera.
Para composição do livro, a pedagoga contou com olhares diferentes e complementares como do arte-educador Duarte Júnior e do artista e filotógrafo (filósofo-fotógrafo) Marcos Cesário. O primeiro é crítico da educação conservadora e acredita na possibilidade de uma educação do sensível, pautada em fundamentos estéticos, já o filotógrafo e poeta de imagens e palavras afirma que Arte é Arte e Educação é Educação.
SERVIÇO:
O que: Lançamento do livro “A arte e a educação”
Quando: 10.08.2011 – 18 horas
Onde: Auditório do Campus III / UNEB
O que: Lançamento do livro “A arte e a educação”
Quando: 10.08.2011 – 18 horas
Onde: Auditório do Campus III / UNEB
Fonte: blog do Geraldo José.
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES