A 7ª Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuva Fest 2011), que acontece de 6 a 9 de outubro no Parque de Eventos da Uva e do Vinho em Lagoa Grande (Sertão do São Francisco pernambucano), cidade distante 689 Km do Recife, será lançada oficialmente na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 19h no Hotel do Grande Rio, em Petrolina, que fica a 50 Km de Lagoa Grande.
O lançamento será exclusivo para a imprensa e integrará a programação da reunião ordinária do Contur – Conselho Estadual de Turismo – formado por 37 integrantes e que estará acontecendo na maior cidade do Sertão do Estado.
No lançamento, os coordenadores da Vinhuva Fest apresentarão as novidades da feira deste ano que terá como foco principal o pequeno produtor da região e a retomada do crescimento do Pólo Vitivinícola do Vale do São Francisco.
“Até então a Feira do Vinho e da Uva focava a vinda das grandes empresas, dos grandes investidores para o Polo Vitivinicola, mas este ano resolvemos mudar e focar os pequenos produtores que na Serra Gaucha, principal região produtora do país, forma uma cadeia com 900 grandes, médias e pequenas vinícolas que produzem 2/3 dos vinhos brasileiros, com isso fortalecendo o setor do enoturismo”, explica Nivaldo Carvalho, da coordenação geral do evento.
Segundo Nivaldo, na feira serão apresentadas algumas dessas experiências bem sucedidas no Sul do país para capacitar, atrair e integrar o modelo junto aos colonos da região produtora do vale São franciscano.
Conforme o coordenador, a maioria das pequenas propriedades vinícolas da Serra Gaucha além de se manterem com a sua produção, são parceiras das grandes empresas na fabricação dos melhores rótulos de vinhos finos do país e a Vinhuva Fest pretende viabilizar este modelo no Pólo Vitivinicola local ou tentar atrair alguns destes produtores a adquirirem áreas produtivas da região.
“Os pequenos produtores é que comandam a produção de vinhos nacional e diversifica a produção com a fabricação de geléias, doces, sucos e demais produtos derivados da uva, somados aos produtos oriundos do tomate. São 32 produtos que formam esta cadeia produtora.
A feira deste ano vai apresentar este potencial. Claro que as grandes empresas vinícolas serão sempre muito bem vindas, mas focaremos o pequeno nesta edição”, frisou o coordenador.
Fonte: blog jornal folha do São Francisco.
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES