Estudante do curso de Agronomia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, é contemplada com bolsa de estudo para cursar graduação sanduíche nos Estados Unidos, por meio do intercâmbio realizado pelo programa Ciência Sem Fronteiras.
O objetivo é de que os universitários possam cursar parte da graduação em outros países, tendo a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, aprimorar o idioma e conhecer outras tecnologias. “O intercâmbio é extremamente importante para a aproximação do conhecimento científico entre as universidades”, afirma o professor do DTCS Jairton Fraga.
Por ter escolhido os Estados Unidos, Elaine Rocha Galvão, que cursa o 6º período de Agronomia, considera que o principal critério para a seleção no programa Ciência Sem Fronteiras é o conhecimento da língua. Ela explica que uma das dificuldades durante as etapas de seleção no programa foi escrever textos em inglês, mesmo depois de ter morado no Canadá. “Morei lá durante um ano e três meses para aprimorar meu inglês. Eu sempre tive essa vontade”, comenta.
No momento de decidir entre as linhas de pesquisa disponíveis, não teve muitos problemas. Durante o estágio realizado no Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES) do DTCS da UNEB, sob orientação do professor Jairton Fraga Araujo, a aluna Elaine Galvão, atuou com pesquisa na área de agricultura orgânica. Por isso, escolheu a linha de produção sustentável.
“Presumo que para Elaine pode ter sido uma experiência interessante. Agora, ela vai poder ampliá-la conhecendo uma universidade norte-americana que também desenvolve trabalhos nessa área”, afirmou o professor Jairton Fraga que também coordena o Caerdes.
Elaine Galvão permanecerá um ano nos Estados Unidos. Com o visto em mãos, aguarda o dia da viagem, marcada para 13 de julho. Inicialmente, irá para a University of Wisconsin na cidade de River Falls, região centro-oeste estadunidense. A expectativa da estudante é ser transferida, após o curso preparatório, para a capital Madison, onde está localizado um dos melhores cursos de Agronomia do mundo.
Ciência Sem Fronteiras – O Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) e do Ministério da Educação (MEC). O programa prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio dos alunos de graduação e pós-graduação em diversos países. Bolsas de mestrado e doutorado também são oferecidas. Mais informações através do site www.cienciasemfronteiras.gov. br/.
Caerds– Inaugurado em dezembro de 2011, o Centro tem o objetivo de qualificar e aperfeiçoar profissionais das Ciências Agrárias e áreas afins para atuar nas atividades relacionadas à produção de alimentos livre de agroquímicos. “Trabalhamos para alcançar uma agricultura que garanta alimento de boa qualidade, que não contamine o solo, á água e não comprometa a qualidade da vida e a saúde das pessoas”, ressalta Jairton.
A Unidade está sendo estruturada para ser um espaço que intensifique e consolide a pesquisa de energias renováveis e agroecologia. A proposta é implantar em breve cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
blog do Geraldo José
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES