O percurso ainda continua o mesmo. Mas, o transporte que conduz diariamente mais de trinta alunos da Ilha de Nossa Senhora e Quipá ao porto, localizado próximo ao Curtume Campelo, passou de um barco a motor para Lancha Escolar, produzida pela Marinha do Brasil. A conquista virou realidade em julho deste ano, através de uma parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Ministério da Educação através do programa “Caminho da Escola”.
Segundo o barqueiro, que há dois anos é responsável pela travessia, muitas coisas mudaram. “A nova embarcação é construída em alumínio naval, funciona a gasolina e pega na chave. O percurso, antes demorado, agora é feito em poucos minutos. A lancha é espaçosa, possui todos os itens de segurança necessários, como coletes salva-vidas e iluminação apropriada, tem capacidade para 20 alunos sentados e um lugar reservado para portadores de necessidades especiais. Além de ser coberta e ter proteção para chuva. Então, agora não tem tempo ruim. Faça chuva ou sol é garantido que os meninos assistirão aula”, explicou seu Zé da Lancha (como é popularmente conhecido).
Lívia Nunes Pacheco, que é uma das voluntárias do Clube de Mães da Ilha de Nossa Senhora, faz sempre o mesmo trajeto, desde a época do barco a motor, e conta um pouco dessa história. “Diariamente, uma mãe acompanha as crianças na travessia e segue até o ponto que eles pegam o ônibus escolar. Antes existia uma insegurança quanto à embarcação, o sol castigava muito, principalmente os menores. Hoje não tem mais nada disso. Essa lancha foi um grande presente, e a nossa realidade agora é outra. Até os nossos filhos estão mais entusiasmados para ir à escola”, relatou.
A parceria do município como projeto “Caminho da Escola” já beneficiou Juazeiro, no ano passado, com os sete primeiros ônibus escolares da sua história. Em 2011, a Lancha Escolar também entrou nessa estatística. “O importante é saber que os estudantes da Rede Municipal de Ensino estão sendo conduzidos de forma segura, pois todo o nosso trabalho tem como foco o aluno”, avaliou o secretário interino de Educação e Esportes.
blog do Geraldo José.
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES