Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

quarta-feira, 16 de junho de 2010

JORNALISTA JUAZEIRENSE LANÇA LIVRO SOBRE VAQUEIROS

  A poesia, o aboio, o sertão cantado e recitado nas estrofes de cordel, em um cenário que faz lembrar a existência de homens pouco valorizados pela história tradicional. Esses elementos farão parte do evento de lançamento do livro “Homens da Alma de Couro”, escrito por Vinicius Gonçalves. O livro-reportagem, que será lançado no próximo dia 18 (sexta-feira), a partir das 19:30h, no espaço Canto de Tudo no DCH III/UNEB, valoriza uma tradição bastante comum no sertão juazeirense, os vaqueiros, homens que ao se protegerem com roupas e acessórios de couro, enfrentam a caatinga para cuidar do gado.




   Dedicado “às ‘almas’ dos vaqueiros das caatingas”, a obra conta com prefácio escrito pela jornalista e professora Andréa Cristiana, apresentação e seis capítulos distribuídos em 94 páginas. A pega do boi no mato, o aboio dos vaqueiros, as caatingas, os parques de vaquejada, os rituais de fé e religiosidade, a decadência da criação de gado e as transformações da vaqueirice, além das almas dos homens, constituem uma obra que expressa a história e cultura de um povo.
  O autor e a obra
  Vinicius Gonçalves, filho de vaqueiro e hoje formado em Comunicação Social pela UNEB, desde criança escreve sobre o sertão. Como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso escolheu falar sobre os primeiros homens a povoar os sertões e que, em sua opinião, aos poucos vem sendo esquecidos. O pertencimento ao grupo social, devido a sua convivência na fazenda Seriema, distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro, fez com que a obra contasse com uma descrição detalhada da prática da vaqueirice.
 

  Para Vinicius, o fato de ter crescido no sertão, vendo seu pai sair para o mato encourado ou acompanhá-lo nas missas dos vaqueiros, favoreceu seu trabalho, porém, exigiu-lhe maior dedicação à pesquisa bibliográfica para evitar que o envolvimento com o grupo pesquisado interferisse na escrita rigorosa do livro-reportagem.

fonte:blog do Carlos Britto



















0 comentários:

Postar um comentário

DENUNCIAS E SUGESTÕES

ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.