Dois defensores públicos de Juazeiro estão no Maranhão participando de um mutirão carcerário no Complexo Penitenciário de Pedrinhas (foto), localizado na capital São Luís. Hélio Soares Júnior e André Lima Cerqueira vão se juntar a 21 defensores do Maranhão e a 31 de outros estados, que também contribuirão com a iniciativa.
O mutirão integra o plano de 11 medidas emergenciais para contornar a atual situação do sistema prisional maranhense. Os defensores irão verificar as condições carcerárias e prestar assistência jurídica aos presos que não possuem condições financeiras de constituir um advogado.
Durante o mutirão, ainda serão identificados os detentos temporários ou que já cumpriram suas penas e podem ser colocados em liberdade. Outra proposta da iniciativa é fazer um levantamento dos presos de menor periculosidade, que podem receber penas alternativas ou serem colocados em liberdade condicional com o uso de monitoramento eletrônico.
O Maranhão vive uma crise no sistema penitenciário, iniciada no fim de 2013, com uma onda de ataques dentro e fora do presídio. Autoridades, poder público e a própria população cobram do Governo do Estado mais eficácia na realização das medidas emergenciais adotadas para conter a violência.
(Foto: reprodução internet)
Fonte; Carlos Britto
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES