As obras de Remediação do Lixão de Juazeiro estão bastante adiantadas. A segunda célula de aterramento já começou a ser implantada para receber os novos resíduos sólidos urbanos domiciliares do município. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Fábio Lopes, a área está sendo remediada, e também será preparada para funcionar como Aterro Sanitário. “A nova célula tem vida útil de 20 anos, o que vai possibilitar que a área continue sendo utilizada, mas agora de maneira adequada, reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente”, ressaltou o engenheiro.
Ele disse ainda, que a próxima etapa é a construção da lagoa de estabilização, onde o chorume extraído do lixo será encaminhado para tratamento, impedindo que não alcance o leito do riacho Maria Preta. A entrada do terreno, de aproximadamente 43,2801 hectares, foi totalmente limpa. As cercas de isolamento foram instaladas. A maior parte do lixo existente na área foi aterrado na primeira célula, e a construção do prédio de administração e portaria de acesso estão em fase de conclusão. A obra prevê também a construção de um galpão para manutenção, estacionamento para veículos e medidas de paisagismo.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, Célia Regina Carvalho, todos os agentes responsáveis estão sendo envolvidos para que a Remediação do Lixão possa trazer benefícios a médio e longo prazo para Juazeiro, Sobradinho, e também para o Projeto Salitre. “O Aterro Sanitário em Juazeiro já é realidade, a partir das duas células implantadas. Estamos também, discutindo com a SESP, SEIASC e a SEDUC assuntos importantes como coleta seletiva, campanhas educacionais, capacitações e oportunidades para os catadores”, ressaltou. A secretária informou ainda que a Prefeitura vai contratar uma empresa para gerenciar o Aterro Sanitário, após a conclusão da obra.
blog do Geraldo José.
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES