Cercada de boas expectativas, a 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) foi aberta no final desta tarde (27), no campus da Univasf em Juazeiro. Empresas nacionais e estrangeiras do setor agroindustrial ficarão nos 150 estandes comercializados pela organizadora do evento – a Prefeitura Municipal – em busca de negócios generosos.
Na abertura oficial, apenas para convidados e autoridades, o governador da Bahia Jaques Wagner veio prestigiar o evento. Acompanhado do prefeito Isaac Carvalho, de deputados de sua base e de outras lideranças do governo, Wagner cumpriu antes uma breve agenda na cidade, que incluiu uma visita à Usina Agrovale.
Ao chegar ao campus da Univasf, recebeu homenagens de um grupo de alunos de escolas municipais de Juazeiro, em seguida visitou os estandes da feira. Pela primeira vez, o Governo do Estado entra como realizador do evento, ao lado da prefeitura e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciaj).
Numa rápida entrevista, Wagner deixou claro o porquê do investimento de R$ 300 mil feito pelo estado na 22ª Fenagri. “Uma região que gera 5 mil empregos por hectare na fruticultura, é nossa obrigação darmos todo apoio, não apenas à feira, mas ao dia-a-dia dessa gente”, disse Wagner. O governador destacou, ainda, que o polo Petrolina-Juazeiro tem recebido atenção especial tanto dele. Quanto do seu colega pernambucano, o governador Eduardo Campos.
Como exemplo, Wagner citou os esforços empreendidos entre os dois pela repactuação das dívidas dos fruticultores, além de medidas que visam a integrar a rede de saúde nas duas cidades. “Estamos aqui para somar, isso é o melhor para a Bahia e para Pernambuco”, finalizou Wagner.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, reforçou as palavras do governador. Ele destacou o fato de as exportações de Petrolina e Juazeiro, que atingem o patamar de 250 milhões de dólares, ser um motivo fundamental para as duas cidades continuarem trabalhando juntas. “A realização da Fenagri, desta feita em Juazeiro, é um motivo importante para a troca de tecnologias e informações comerciais e, sobretudo, para os produtores possam realizar negócios e assegurar novos mercados” finalizou.
As estimativas são de que, até sábado (30) – dia do encerramento da feira – sejam fechados cerca de R$ 150 milhões em negócios. O Governo de Pernambuco montou um estande na feira, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. O secretário Ranilson Ramos, inclusive, veio representando Eduardo Campos. A Prefeitura de Petrolina também tem seu estande na feira. Em 2012, a 23ª edição da Fenagri acontecerá na cidade pernambucana.
fonte:blog do Carlos Britto
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES