Representantes da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) estiveram reunidos esta semana com o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, para discutir a participação da companhia na VIII Exposição de Caprinos e Ovinos do São Francisco – EXPOVALE 2014, que será realizada no período de 14 a 18 de maio, no pátio de feiras do bairro Alto da Maravilha, em Juazeiro. Segundo os organizadores, a realização do evento deve estimular e fortalecer ainda mais a atividade da agropecuária como um todo, em diferentes setores da cadeia produtiva, componentes necessários para o desenvolvimento sustentável do Vale do São Francisco, mostrando que a caprinovinocultura no sertão nordestino é uma realidade e uma excelente alternativa econômica.
Durante a feira, a associação espera reunir o maior número de produtores e empresários do segmento de produção, fornecedores de insumos, pesquisadores, empresas de beneficiamento da produção, varejo e distribuição, entidades classistas, entidades governamentais, entidades não-governamentais, consumidores, estudantes de ciências agrárias e o público em geral para mostrar e discutir os potenciais avanços tecnológicos e de perspectivas de mercado para o setor pecuário do Vale do São Francisco. A programação inclui também um leilão especializado no dia 17/05, quando os coordenadores esperam uma boa movimentação em termos de volume de negócios fechados.
Programação
Entre as atividades previstas, estão;
12/05 – Entrega do Parque aos expositores (a partir das 12 horas)
13 e 14/05 – Entrada de animais (8 às 20 horas)
14 a 18/05- Exposição de animais (8 às 20 horas)
15/05 – Abertura oficial da feira (18 horas)
15 a 17/05 – Julgamento e desfile de animais (9 às 18 horas)
17/05 – Entrega de troféus e premiação (15 horas)
18/05 – Encerramento da feira (12 horas)
18/05 – Retirada dos animais do Parque de Exposições (a partir das 8 horas)
A Codevasf foi convidada para ser um dos protagonistas da Expovale e participar do evento. O superintendente regional de Juazeiro, Alaôr Grangeon, agradeceu o convite, e encaminhou, através da Assessoria Regional de Comunicação, toda a documentação sobre a feira para a sede da entidade em Brasília, para apreciação. Segundo Alaôr, “um evento como esse é muito importante para o Vale do São Francisco e também paras as regiões circunvizinhas, pois é uma iniciativa que visa valorizar ainda mais uma atividade bem regional, que faz parte da história dos sertanejos”.
Segundo a comissão da ACCOSSF, este ano a Expovale será realizada separadamente da Feira Nacional da Agricultura Irrigada - FENAGRI, que no ano passado foi em Juazeiro, e este ano será em Petrolina. O objetivo dessa dissociação é aumentar a importância do evento para a região, tornando a Expovale um evento único, com todas as suas singularidades, e com uma programação exclusiva e também inclusiva.
Ascom Codevasf 6 SR