O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Emanoel Lima da Silva, esteve reunido com representantes do Campus local da Universidade do Estado da Bahia com o objetivo de formalizar uma parceria entre as duas instituições. O Pró-reitor de Planejamento da Uneb, Luiz Paulo Neiva, os diretores dos Departamentos de Ciências Humanas (DCH), Aurilene Rodrigues Lima, e de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Ruy de Carvalho Rocha, além de professores e coordenadores de projetos de pesquisa e extensão da universidade compartilharam a mesa com engenheiros, técnicos, chefes de setores e a assessoria jurídica da Codevasf.
Essa parceria será voltada para o programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), que vem sendo desenvolvido pela Codevasf no norte da Bahia. Através dessa associação, a Uneb colocará a disposição da Companhia o seu corpo docente e também discente para o desenvolvimento de trabalhos voltados ao desenvolvimento de atividades ligadas às áreas de caprinovinocultura, piscicultura, fruticultura e apicultura. A companhia se comprometerá a prestar todo o apoio físico necessário para o desenvolvimento das ações.
Primeiramente, o acordo prevê a inclusão de até cinco dos 27 municípios da área de atuação da 6ª superintendência regional. O projeto vai envolver professores e alunos formandos dos cursos de agronomia, comunicação social e pedagogia, que farão um diagnóstico do potencial de cada município, direcionando as ações para as atividades agropecuárias mais promissoras. A diretora do DCH-III, Aurilene Rodrigues fez um balanço do que foi discutido na reunião e se mostrou confiante nos possíveis resultados dessa parceria.Segundo ela, o objetivo geralé a convivência com o semiárido, trabalho que já vem sendo realizado pela instituição através dos cursos de educação para convivência com o semiárido, cursos de especialização, grupos de estudo e de projetos na área de comunicação como agências de notícias e agência de imagens.
“A ideia é que a gente possa discutir as ações que nós desenvolvemos, de que modo a Codevasf pode nos auxiliar e como podemos, através dos nossos alunos e professores, realizar melhor as nossas atividades, evidenciando as potencialidades que as duas instituições têm nesse trabalho que tem como objetivo maior a formação das pessoas”, comentou Aurilene. Para o superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima “esta parceria é o primeiro passo para envolver a comunidade estudantil nas ações da Companhia, propiciando a troca de conhecimento e aperfeiçoando ainda mais o trabalho que realizamos.” Ficou acertada no final do encontro a formalização, nos próximos meses, de um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições.
blog do Geraldo José.
blog do Geraldo José.
0 comentários:
Postar um comentário
DENUNCIAS E SUGESTÕES