Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FORAGIDO DO PRESÍDIO DE JUAZEIRO É CAPTURADO



Ontem (30), por volta das 05h30min, Policiais Militares da CIPE – CAATINGA, quando realizavam rondas na zona rural do município de Juazeiro, ao abordar a pessoa de Marcelo Gomes da Silva, natural e residente no município de Juazeiro, descobriram tratar-se de preso foragido da justiça, e que pesava contra ele um mandado de prisão oriundo da Vara Crime da Comarca de Juazeiro. Em sua posse fora também apreendida 01 (uma) ESPINGARDA de fabricação artesanal.

O indivíduo e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia da cidade de Juazeiro-BA, 17ª COORPIN, para a lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal, que fora formalizado pelo Bel. Flávio André da Rocha Martins, Delegado plantonista naquela Coordenadoria, conforme ocorrência lavrada sob n° 907/2014.

SAÚDE DE JUAZEIRO DIVULGA PERÍODO DE REVISÃO PARA PACIENTES QUE REALIZARAM CIRURGIA NO MUTIRÃO DE CATARATA



A partir das 7h deste domingo (02), os pacientes que realizaram cirurgia de catarata durante o Mutirão que ocorreu de 7 a 15 de janeiro deste ano, uma ação do Programa Mais Saúde (município) e Saúde em Movimento (Estado) serão submetidos à revisão.

O Movimento acontece até dia 04, próxima terça-feira, nas antigas instalações do Hospital da Criança, situado nas proximidades do Centro de Cultura João Gilberto, sempre a partir das 7h. A Secretaria orienta os usuários a levarem documento de identidade e a solicitação do retorno, dada ao paciente após a realização do procedimento.

A Secretaria da Saúde reforça que a revisão é somente para aqueles que realizaram a cirurgia de catarata. A expectativa é que em média sejam realizadas 520 revisões diárias.

Durante o Mutirão de Catarata foram feitas quase 3,3 mil consultas e aproximadamente 1,8 mil cirurgias em pacientes de toda região. Destes, uma média de 2,1 mil atendimentos e aproximadamente 1 mil procedimentos cirúrgicos foram concedidos a pacientes de Juazeiro.  



Secom Juazeiro

ATRIZ DA MINISSÉRIE AMORES ROUBADOS SOFRE ACIDENTE NO RIO E ENCONTRA-SE HOSPITALIZADA



A atriz Isis Valverde, de 26 anos, que recentemente estrelou a personagem Antônia, na minissérie Amores Roubados, gravada em partes no Sertão Pernambucano, sofreu um acidente na madrugada desta sexta-feira (31) e encontra-se hospitalizada no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo empresário da atriz, Marcio Damasceno.
O empresário não soube detalhar o estado de saúde da atriz, alegando que não havia maiores informações. “Não sei o que aconteceu ainda. Estou a caminho do hospital, levando a carteira do plano de saúde dela. Recebi uma ligação da governanta da Isis que me falou do acidente. Não sei ao certo como ela está. Não corre risco de vida, mas parece que é grave”, declarou Damasceno.

CIPE-CAATINGA ERRADICA PLANTIO DE MACONHA NA REGIÃO DO SALITRE



Nesta quinta-feira (30), por volta das 06h00min, Policiais Militares da CIPE – CAATINGA, após levantamento realizado pelo Setor de Missões Especiais (SME) dessa especializada, quando realizavam rondas na zona rural do município de Juazeiro, próximo a localidade de Passagem do Sargento, localizaram e erradicaram 01 (um) plantio da ervaCannabis Sativa (Maconha), que estava sendo cultivada em 900 (novecentas) covas, com os pés medindo cerca de 60cm de altura, totalizando 4.500 (quatro mil e quinhentos) pés da erva.

Os responsáveis pelo cultivo da erva não foram identificados, sendo apreendidas algumas amostras e apresentadas na Delegacia de Polícia da cidade de Juazeiro-BA, 17ª COORPIN, ao Bel. Flávio André da Rocha Martins, Delegado plantonista naquela Coordenadoria, para as providencias legais, conforme ocorrência lavrada sob n° 911/2014.

COM RESULTADOS DESTA QUINTA-FEIRA, JUAZEIRENSE CONTINUA NA LIDERANÇA ISOLADA DO BAIANÃO E JUAZEIRO MANTÉM ESPERANÇA


Com o melhor aproveitamento do campeonato a Juazeirense assumiu pela primeira vez a liderança isolada do Campeonato Baiano de Futebol, 2014. O empate sem gols entre a Jacuipense e a Catuense, times que brigam na ponta de cima da tabela, favoreceu o “Cancão de Fogo”, após vitória de 3 a 1 sobre o Juazeiro, na quarta-feira.
Mesmo com a derrota para a Juazeirense, o Juazeiro Social Clube também foi favorecido em virtude da derrota do Botafogo e o empate do Feirense, times que brigam contra o rebaixamento.  O Juazeiro ainda tem a vantagem de um jogo a menos que o Botafogo.

Na próxima rodada, no sábado,  o Juazeiro enfrenta a Jacuipense em Pituaçú e no domingo a Juazeirense joga no Adauto Moraes, contra o Serrano.

Na briga pela vaga mais cobiçada desta fase, a Copa do Nordeste no ano que vem, a Juazeirense também tem a vantagem de um jogo a menos que a Catuense, um dos concorrentes direto nesta primeira fase.

JUAZEIRO REALIZA I CONGRESSO NORTE-NORDESTE/II DO VALE DO SÃO FRANCISCO DE FORMAÇÃO PARA O SUS



O I Congresso Norte-Nordeste/II do Vale do São Francisco de Formação para o SUS – CONGREFOR será realizado no período de 12 a 14 de fevereiro de 2014, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus de Juazeiro-BA.

Sendo um desdobramento do I Congrefor, ocorrido em 2011, a realização do evento brota do compromisso ético-político de constituir espaços democráticos para a discussão em torno da Formação para o SUS, que segue se caracterizando como um dos maiores desafios para a sustentação e consolidação do nosso sistema de saúde. Tais debates ocorrerão em meio a um cenário político-ideológico delicado, em que vemos o SUS ameaçado, sendo fundamental manter vivo o processo de defesa de seu caráter público, universal, integral e dependente da participação social.

Para a realização do II Congrefor, a organização está experimentando pôr em ato uma conexão Norte-Nordeste, visando extrapolar efetivamente as fronteiras do Vale do Submédio São Francisco, aspiração já sinalizada em 2011. Participando de eventos promovidos pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES (MS), em torno do dispositivo PET-Saúde, percebe-se um desejo partilhado de ampliar as oportunidades para trocar experiências e fortalecer esse movimento em defesa do SUS pela via da Formação.

Particularmente na Oficina promovida pelo Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área da Saúde (FNEPAS), em agosto de 2013, a organização levantou a proposta de realizar o II Congrefor respaldando-o numa articulação N-NE de atores envolvidos com dispositivos de Formação para o SUS. 

ANTES DE COMANDAR O CARNAVAL DE JUAZEIRO, IVETE SANGALO AGITA FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR



A cantora Ivete Sangalo fez o Festival de Verão tremer nesta quinta-feira (30). Com figurino inspirado em antigos bailes de carnaval, a artista abriu a apresentação com a nova canção de trabalho, “Tempo de Alegria”, e seguiu com músicas que marcaram sua trajetória.

Única cantora a se apresentar em todas as edições do evento, Ivete falou com emoção sobre o maior festival anual de música do país. “Eu quero agradecer por ser chamada todos os anos pra essa festa. É muito bom estar aqui com vocês!”, exclamou, antes de convidar Mari Antunes, vocalista do Babado Novo, para subir ao palco. Juntas, cantaram “Brilho desse olhar”.

Questionada sobre a razão do convite, Ivete foi enfática: “Mari é um espelho do meu começo. No meu início de carreira tive muita ajuda de Durval (Lélys), de Daniela (Mercury) e o resultado disso é uma grande amizade que dura até hoje. Esse movimento de estímulo é muito importante e esse palco é viciante”, pontuou. 

Ivete também dedicou parte da apresentação ao arrocha e fez a plateia dançar ao som de Pablo, Asas Livre e Psirico, com “Fui Fiel”, “CD’s e Livros” e “Lepo-Lepo”. Antes de deixar o Palco 2014, Ivete chegou bem perto do público e cantou “Pequena Eva” e “Alô Paixão”, relembrando a época em que foi vocalista da Banda Eva.

Já na coletiva de imprensa, a cantora revelou que o lançamento do seu quinto DVD, gravado em 2013, está previsto para a primeira semana de abril e que estará no Madison na gravação do DVD da cantora Laura Pausine, seguindo depois para uma apresentação em Angola. Ela também brincou com os jornalistas: “Quando me perguntam sobre o segundo filho, eu digo quando Deus mandar, mas eu estou fazendo o que todo mundo sabe para que isso aconteça”, contou a cantora considerada a musa do Festival.

A musa juazeirense se prepara agora para se apresentar no carnaval de Juazeiro no dia 14 de fevereiro.


ViaPress

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Papa nomeia mais dois bispos no Brasil


papa.jpg
O papa Francisco nomeou o reverendo Estevam Santos Silva Filho bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador e dom Edmilson Amador Caetano para a Diocese de Guarulhos, transferindo-o da Diocese de Barretos, ambas em São Paulo.
Atual paróco da Igreja de Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista, cidade baiana onde nasceu em 10 de abril de 1968, dom Estevam foi ordenado sacerdote em 9 de junho de 1995. Ele estudou filosofia em Vitória da Conquista e teologia em Belo Horizonte. Especializou-se em comunicação em Bogotá, disciplina que cursou também em São Paulo. Dom Estevam participou ainda de um curso para diretores espirituais inacianos em Itaici, no interior de São Paulo. Foi diretor espiritual de seminários e desempenhou várias funções em nível arquidiocesano.
O novo bispo de Guarulhos nasceu em 20 de abril de 1960 em São Paulo, onde estudou filosofia e teologia. Dom Edmilson obteve licenciatura em liturgia no Pontifício Ateneu Sant’Anselmo, em Roma. Membro da Congregação de São Bernardo da Ordem Cisterciense, ele emitiu a profissão perpétua em 25 de março de 1982, foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1985 e, em 9 de janeiro de 2008, nomeado bispo de Barreto.

Saúde convoca mais 63 aprovados no Concurso


CONCURSOSConforme Edital de Convocação nº. 01/2014, de 27 de janeiro de 2014, a Secretaria da Saúde de Juazeiro convoca os candidatos aprovados relacionados no anexo I do Edital, para comparecem no setor de Recursos Humanos da Secretaria para apresentação da documentação exigida na investidura do cargo. O profissional tem até dia 12 de fevereiro – seguindo o prazo determinado de 15 dias – para se dirigir ao RH, que fica situado no 1º andar do prédio da Secretaria, na Praça 15 de julho, nº. 32, Centro, das 8h30 às 13h.
Estão sendo chamados neste Edital 63 profissionais de saúde: 45 enfermeiros, 4 assistentes sociais, 2 bioquímicos, 1 contador, 1 educador em saúde, 1 engenheiro de alimentos, 1 farmacêutico, 2 fisioterapeutas, 1 médico clínico geral, 4 psicólogos e 1 psicopedagogo. Até o momento, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro, já foram chamados aproximadamente 560 candidatos aprovados no concurso público realizado em março de 2012 para preenchimento 626 vagas. Neste porte, o último concurso promovido pela prefeitura foi em 2001.
A relação dos nomes dos profissionais convocados pode ser encontrada no site da prefeitura através do link Cidadão e no Diário Oficial de 29 de janeiro de 2014.

TSE proíbe enquetes e regulamenta pesquisas eleitorais


pesquisa-eleitoral-logo
Desde 1º de janeiro, o registro de pesquisa eleitoral para candidatos a presidente da República é obrigatório junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já a realização de enquetes e sondagens relativas às eleições de 2014 está proibida, de acordo com a Resolução nº 23.400, aprovada pelo Plenário do TSE em 17 de dezembro do ano passado.
Há diferença entre pesquisa eleitoral e enquete eleitoral. Enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, entre outros (Lei n. 9.504/1997, art. 33, I a VII, e § 1°).
Nas eleições municipais de 2012, as enquetes e sondagens podiam ser realizadas, desde que sua divulgação estivesse condicionada à informação de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra. Agora, os veículos de comunicação não poderão mais divulgar esse tipo de informação durante o período de campanha.
As pesquisas referentes aos cargos de governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital deverão ser registradas nos tribunais regionais eleitorais. Quem divulgar a informação sem o prévio registro estará sujeito à multa no valor de cerca de R$ 53 mil a R$ 106 mil (Lei nº 9.504/97, art. 33, § 3º). Por fim, o registro e/ou a divulgação dos dados poderão ser impugnados pelo Ministério Público, candidatos, partidos políticos ou coligações perante o juiz eleitoral competente.
Entre as mudanças previstas na resolução sobre o registro e a divulgação de pesquisas eleitorais para as Eleições 2014, está a que prevê o uso de equipamentos eletrônicos portáteis, como tablets e similares, para fazer as pesquisas. No entanto, esses aparelhos estarão sujeitos a auditorias feitas “a qualquer tempo”, pela Justiça Eleitoral.
A Resolução nº 23.400/2013 também estabelece que as pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao dia do pleito poderão ser divulgadas a qualquer momento, desde que registradas no TSE com no mínimo 5 dias de antecedência da divulgação. A única exceção envolve a chamada pesquisa “boca de urna”, cuja divulgação somente poderá ocorrer após o fim da votação no respectivo Estado.  (Ascom/TSE)

Catedral de Juazeiro será reaberta e elevada a Santuário


IGREJA-CATEDRAL-DE-JUAZEIRO-1
Após passar por reforma, a Catedral de Juazeiro voltará a ser aberta ao povo logo após o Carnaval da cidade. É o que informa o bispo diocesano Dom José Geraldo da Cruz.  Segundo o religioso, a inauguração oficial do templo, com a conclusão da reforma externa, já tem data marcada: será no dia 21 de junho, quando a prédio religioso será elevado ao título de Santuário. “A reforma da Catedral iniciou-se há quase quatro anos”, explicou Dom José Geraldo. “Houve um problema muito sério na estrutura do telhado: uma tesoura de mais de quinze metros cedeu, levando consigo duas outras. Um grande trabalho para corrigir o defeito, dando oportunidade para fazer uma revisão geral da cobertura”.
A partir daí vários outros reparos e ações foram realizados para valorizar o templo: uma grade de proteção, novas portas, bancos, pintura, capela do Santíssimo, sala para confissões, polimento do piso e uma nova iluminação interna e externa. “Atualmente, está sendo colocada a barra de pedra na parede exterior e está sendo completada a extensão da grade. A iluminação externa está em fase de acabamento”, disse o bispo.
REFORMA-CATEDRAL-DE-JUAZEIROA inauguração, no dia 21 de junho, cairá no dia da Dedicação da Catedral, que é solenidade na Diocese. Nesse dia serão acesas todas as luzes da iluminação interna e externa e será lido o Decreto de criação do “Santuário Nossa Senhora das Grotas”.  Com a criação do Santuário, a igreja deverá aumentar suas atividades de atendimento aos fiéis. Segundo Dom José Geraldo o Santuário será um lugar privilegiado de piedade e devoção, com a celebração diária da Missa e a presença constante de padres para atender o povo para aconselhamento, confissões e outras atividades de evangelização.
“A ereção do Santuário é muito importante para os fiéis de toda a Diocese, que tem Nossa Senhora das Grotas como Padroeira, e sua devoção se estende além das fronteiras diocesanas. A veneração da imagem, encontrada nas grotas do Rio São Francisco, é tricentenária e está muito arraigada no coração do povo. Quando anunciei, na missa do domingo passado, a criação do Santuário, o aplauso foi grande e muitas pessoas foram às lágrimas e algumas me agradeceram cheias de emoção”, finalizou Dom José Geraldo. (Pascom/Diocese de Juazeiro)
[F] Divulgação/PASCOM – Diocese de Juazeiro

AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA FACAPE ENCERRAM NESTA SEXTA-FEIRA



As inscrições para participar do Processo Seletivo Simplificado, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), para contratação temporária de professor seguem até esta sexta-feira (31).
Os interessados devem se inscrever através do endereço eletrônico: www.facape.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 (cem reais).
Após a inscrição no site e pagamento do boleto, o candidato deve apresentar na Secretaria da Direção da Facape: ficha de inscrição paga, cópia do documento de identidade, uma foto 3×4 recente e curriculum vitae com ás cópias dos referidos documentos comprobatórios e respectivos originais para serem autenticadas no local.
Estão sendo disponibilizadas quatro vagas para profissionais de Nível Superior Completo na área de Computação e Informática, Gestão de Tecnologia da Informação e Bacharel em Serviço Social. Há também vagas para cadastro de reserva.
O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 5 de fevereiro, no site da Facape.
ASCOM

ACAPMMEB (Associação dos Condutores Autônomos e Profissionais dos Moto-boys e Moto-taxistas do Estado da Bahia) APRESENTA O SEU NOVO FARDAMENTO





Na manhã dessa quarta-feira (29) diversos mototaxistas da ACAPMMEB (Associação dos Condutores Autonomos e Profissionais dos Moto-boys e Moto-taxistas do Estado da Bahia) em motosseata foram as ruas para apresentação do novo uniforme a população de Juazeiro-BA.

O intuito da motosseata foi apresentar o novo fardamento e alertar a população quanto a importância de usar o serviço de mototaxistas de forma que o assegure, o novo fardamento facilita a identificação do mototaxi que é vistoriado pelo município que paga seguro de vida e que dentro das normas da Lei Municipal 2.199/11 e Lei Federal 12.009/09 possuem o curso profissionalizante.

A partir da manhã dessa quarta foram notadas nas ruas o fardamento azul, fique atento, procure mototaxi legalizado.


Ascon ACAPMMEB

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

REFORMA DA PRAÇA APRÍGIO DUARTE DEVE SER FINALIZADA ESTA SEMANA

A equipe de manutenção de praças e jardins da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro, juntamente com a equipe de iluminação está finalizando a reforma da Praça Aprígio Duarte, no Centro da cidade, até o fim deste mês.
Alterando a antiga estrutura e instalação, cerca de sete pessoas estão envolvidas na troca da fiação, montagem da rede elétrica para reativar a fonte luminosa, troca de toda a cerâmica no interior da fonte, pintura das grades, nova grama e plantas ornamentais. Além da reforma, um jardineiro terá a função de cuidar das plantas e fazer a manutenção do local diariamente.

Representantes de entidade da Áustria conhecem ações do IRPPA destinadas ao Semiárido

Representantes da Agência de Cooperação do Movimento de Crianças e Jovens Católicos (DKA) da Áustria, entidade com atuação em quatro continentes, visitaram o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) este mês. Há 20 anos as duas entidades mantêm uma parceria garantindo a execução de ações contínuas de educação contextualizada com foco em crianças e jovens da zona rural.
Além de monitorar o projeto desenvolvido em cooperação com o IRPAA, o grupo austríaco também veio ver de perto o trabalho desenvolvido pelo Instituto na região semiárida, sobretudo em relação ao bioma caatinga. E elogiaram o que viram.
 (Foto: Ascom IRPAA/divulgação)

Univasf realizará em fevereiro curso de extensão sobre sindicalismo e movimentos sociais


A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina realizará a partir do próximo dia 15 de fevereiro um curso de extensão sobre sindicalismo e movimentos sociais.
As inscrições já estão abertas e são gratuitas, devendo ser feitas no Colegiado de Ciências Sociais, no campus Juazeiro, e na sede da Seção Sindical dos Docentes da Univasf, campus Petrolina.
O curso, que tem duração de 30 horas/aula, é coordenado pelo professor Fernando Souto e acontecerá aos sábados, das 14h às 17h, sendo ministrado por professores da universidade. A iniciativa partiu do laboratório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ECT) do Colegiado de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de Extensão da Univasf.

CIPE-CAATINGA EFETUA PRISÃO DE INDIVÍDUO PROCURADO PELA JUSTIÇA DE JUAZEIRO



Sexta-feira passada, dia 27, Policiais Militares da CIPE – CAATINGA, quando realizavam rondas na zona urbana de Juazeiro, mais precisamente no bairro Dom José Rodrigues, ao abordar a pessoa de Edson Gomes da Silva, residente à Rua Pau Brasil n. 11, bairro Pedro Raimundo, descobriram, através de consulta ao INFOSEG, que havia contra o mesmo um mandado de prisão em aberto, referente a uma condenação sofrida em decorrência da prática de um crime de roubo. O indivíduo foi apresentado na Delegacia de Polícia da cidade de Juazeiro-BA, 17ª COORPIN, ao Bel. Flávio André da Rocha Martins, Delegado plantonista naquela Coordenadoria, conforme ocorrência lavrada sob n° 186.2014.000.784.

Candidatos das Eleições 2014 poderão fazer propaganda a partir de 6 de julho


CALENDARIO ELEITORAL
Os candidatos a um dos cargos que estarão em disputa nas Eleições Gerais de 2014 estão liberados para fazer propaganda eleitoral a partir do dia 6 de julho, conforme previsto no art. 36, caput, da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições. Segundo o Glossário Eleitoral Brasileiro, a propaganda eleitoral, facultada aos partidos, coligações e candidatos, é aquela que busca a captação de votos, por meio da divulgação do currículo dos candidatos, suas propostas e mensagens, no período conhecido como “campanha eleitoral”.
De acordo com a Lei das Eleições, o candidato, legenda ou coligação que desrespeitar essa regra, divulgando propaganda eleitoral antes do prazo, e o beneficiário, quando comprovado o seu prévio conhecimento, estão sujeitos à multa no valor de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou ao equivalente ao custo da propaganda extemporânea, se este for maior. Para analisar as representações e reclamações ajuizadas na Justiça Eleitoral sobre o assunto, são designados juízes auxiliares, conhecidos como “juízes da propaganda”.
No dia 13 de dezembro de 2013, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) a Portaria nº 659 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), designando os três ministros auxiliares que atuarão nas eleições presidenciais de 2014. Foram nomeados os ministros substitutos da Corte Humberto Martins e Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Admar Gonzaga, da classe dos juristas, que analisarão as reclamações, representações e pedidos de direito de resposta dirigidos aos candidatos à Presidência da República.
Conforme a Lei n° 9.504, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também devem designar magistrados auxiliares. Esses juízes terão como atribuições apreciar os processos relativos aos cargos de governador, senador, deputados federais e estaduais/distritais. (Ascom/TSE)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Acidente com ônibus, carreta e trator deixa 14 mortos, diz PRF na Bahia

Um acidente envolvendo uma carreta, um trator e um ônibus deixou 14 pessoas mortas na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, na região do município de Inhambupe, na Bahia, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o ônibus da empresa Gontijo vinha de São Paulo com destino a Paulo Afonso, na Bahia.
"Vinha uma carreta com um trator e, numa curva, o trator se desprendeu e caiu na pista. Aí o ônibus, que vinha no sentido contrário, bateu de frente com o trator", relata o policial rodoviário federal Valdir Cordeiro.
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Bombeiros resgatam vítimas em acidente na 
BR-110 (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)

A polícia não soube informar se todas as vítimas estavam no ônibus. Também não há informações sobre o número de feridos. As vítimas estão sendo encaminhadas para o Hospital Dantas Bião, na cidade de Alagoinhas. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles. Três ambulâncias do Samu estão fazendo o deslocamento das pessoas feridas.
Trânsito

Por conta do acidente, o tráfego de veículos é lento na BR-110, nos dois sentidos. Segundo a PRF, os veículos ainda não foram retirados da via, o que dificulta a passagem dos carros.
Acidente deixa o trânsito lento na BR-110 (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Acidente deixa o trânsito lento na BR-110 (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Trator caiu em pista e atingiu ônibus (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)
  •  
Acidente na Bahia (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)Três ambulãncias do Samu foram deslocadas para o local (Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)

Resultado da segunda chamada do Sisu será divulgado hoje

sisuA partir de hoje (27), quem participou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderá consultar na internet o resultado da segunda chamada. Quem for selecionado deve fazer a matrícula no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Aqueles que perderem o prazo, perdem a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante com a escola em que foi selecionado.
O Sisu oferece vagas de educação superior em instituições públicas. A seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem de 2013. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos.
O candidato que não foi selecionado para a primeira opção de curso poderá participar da lista de espera. O prazo para a adesão é do dia 27 de janeiro a 7 de fevereiro, também pela internet. A convocação desses candidatos ocorre a partir de 11 de fevereiro.
Os cursos com o maior número de inscrições nesta primeira edição de 2014 do Sisu foram administração, direito, pedagogia e medicina. O curso mais concorrido foi medicina, com a relação de 72 candidatos por vaga. A maioria dos candidatos tem entre 18 e 24 anos.
[T] Mariana Tokarnia/ABr

Dilma convoca reunião após protestos contra Copa


thEm um dos protestos mais violentos desde junho, a Polícia Militar baleou anteontem um manifestante, que foi internado em estado crítico, em Higienópolis, região central de São Paulo. A tensão gerada pela onda de manifestações pelo Brasil, com atos de depredação e forte repressão por parte da polícia, fez a presidente Dilma Rousseff (PT) tomar, ontem, a decisão de se reunir com sua equipe para traçar estratégia para evitar que as ações cresçam e atinjam o ápice durante a Copa do Mundo.
O tema será tratado com os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Celso Amorim (Defesa) e Aldo Rebelo (Esportes). De acordo com informação de auxiliares da presidente, ainda em Lisboa, onde desceu de surpresa e pernoitou antes de seguir para Havana, Dilma foi informada de que os protestos contra a Copa feitos no sábado foram violentos, com pessoas feridas, depredações e ondas de vandalismo. A presidente, então, convocou a reunião para a volta ao Brasil.
Cardozo está de férias. De acordo com sua assessoria, ele deve retornar ao trabalho amanhã. E já encontrará uma série de demandas envolvendo a segurança da Copa, maneiras de evitar que os tumultos se espalhem pelo País e formas de conter a ação violenta contra as manifestações por parte das polícias estaduais. O governo avalia que a radicalização das ruas, em junho, teve como origem a forte repressão feita pela Polícia Militar de São Paulo aos jovens que protestavam contra o aumento da passagem de ônibus. (AgBr)

Anvisa suspende comércio, uso e divulgação de alisante para cabelos



Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (27) no Diário Oficial da União suspendeu, em todo o território nacional, a fabricação, a distribuição, o comércio, a divulgação e o uso do produto Zene Progress Defrizagem Temporária, usado para alisamento temporário de cabelos. O alisante é fabricado pela empresa Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A.
De acordo com o texto, um laudo de análise fiscal emitido pela Fundação Ezequiel Dias referente ao lote LC11D0087, apresentou resultado insatisfatório no ensaio de PH. Ainda segundo a Anvisa, o produto não possui registro.
A agência determinou que a empresa promova o recolhimento do estoque existente em mercado de todos os lotes do produto. A resolução entra em vigor na data da publicação.
[T] Paula Laboissière/ABr

Hospital Regional de Juazeiro tem novo número de telefone



O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) tem, a partir desta segunda-feira (27), um novo número de telefone. Os usuários que precisarem entrar em contato com a instituição devem ligar para o telefone: (74) 3614-8350.
De acordo com nota encaminhada pela assessoria da unidade hospitalar, a mudança aumentou o número de linhas disponíveis, para melhorar o fluxo de chamadas e agilizar o atendimento das ligações recebidas.
Quem ligar para o antigo número, durante um mês receberá uma mensagem informando a mudança.

COM GOL DE JEAN, JUAZEIRO VENCE O FEIRENSE EM CASA



O Tricolor das Carrancas enfrentou neste domingo (26), a equipe do Feirense no Estádio Adauto Moraes em jogo válido pelo Campeonato Baiano. Debaixo de um sol forte e precisando do resultado positivo, o Juazeiro foi pra cima do Feirense tanto que o Tricolor sofreu um pênalti no começo da partida. O meia Gil bateu, deslocou o goleiro, mas a bola caprichosamente bateu na trave. O time do técnico Janílson continuou em cima, mas não conseguiu abrir o placar no primeiro tempo.

Atacante Jean marca gol salvador do Tricolor

Na segunda etapa, o treinador do Juazeiro promoveu a estreia do atacante Patrick, recém chegado de Belém/PA, entrando no lugar de Hédipo. Com essa mexida e mais a mudança de Gil por Anderson Canhoto, a equipe do Juazeiro ganhou mais força na área adversária e com isso marcou logo o gol. Aproveitando um cruzamento na área, Jean, de cabeça marcou seu terceiro gol no Baianão, fazendo 1 a 0 para o Juazeiro levando a torcida ao delírio. De tanto marcar pressão, o Juazeiro ainda teve a seu favor, a expulsão do zagueiro do Feirense por receber duas vezes o cartão amarelo. Mesmo com a vantagem no placar, o Juazeiro se manteve no campo adversário e se postou bem na defesa, segurando o placar até o apito final. O Juazeiro soma mais três pontos na tabela e agora vai se preparar para enfrentar a Juazeirense, clássico local na próxima quarta-feira.

JUSTIÇA LIBERA VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DENTRO DE ESTÁDIOS


A Justiça considerou procedente uma ação impetrada pelo advogado Henrique Cardoso dos Santos, de Curitiba, que pede a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios de futebol do Brasil. O advogado considera ilegal a restrição, uma vez que o Estatuto do Torcedor proíbe porte e venda apenas de substâncias proibidas dentro das arenas esportivas. A decisão foi tomada na sexta-feira, mas só deve ser publicada nesta segunda-feira ou terça-feira. A CBF pode recorrer da decisão, mas como o processo corre no Juizado Especial, o recurso não teria efeito suspensivo, permitindo que os clubes comercializem bebidas alcoólicas dentro dos estádios. A CBF proibiu a venda de bebidas alcoólicas em 2008. No entanto, o produto foi comercializado normalmente durante a Copa das Confederações de 2013 e, por exigência da Fifa, não sofrerá restrições durante a Copa do Mundo de 2014. 

Resultado da segunda chamada do Sisu será divulgado hoje

sisuA partir de hoje (27), quem participou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderá consultar na internet o resultado da segunda chamada. Quem for selecionado deve fazer a matrícula no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. Aqueles que perderem o prazo, perdem a vaga. O local, o horário e os procedimentos para a inscrição devem ser verificados pelo estudante com a escola em que foi selecionado.
O Sisu oferece vagas de educação superior em instituições públicas. A seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5 milhões de candidatos fizeram o Enem de 2013. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. As vagas são disputadas por 2.559.987 inscritos.
O candidato que não foi selecionado para a primeira opção de curso poderá participar da lista de espera. O prazo para a adesão é do dia 27 de janeiro a 7 de fevereiro, também pela internet. A convocação desses candidatos ocorre a partir de 11 de fevereiro.
Os cursos com o maior número de inscrições nesta primeira edição de 2014 do Sisu foram administração, direito, pedagogia e medicina. O curso mais concorrido foi medicina, com a relação de 72 candidatos por vaga. A maioria dos candidatos tem entre 18 e 24 anos.
[T] Mariana Tokarnia/ABr

EM NOITE DE GALA, DESTAQUE IMPRENSA PREMIOU OS MAIS VOTADOS



Depois de votação pelo Facebook, o Destaque Imprensa fez a cerimônia de entrega dos prêmios aos melhores de 2013. A festa, que aconteceu na noite deste sábado(25) na chácara de Doutor Dewilson, reuniu representantes da imprensa, empresários, patrocinadores do prêmio e autoridades políticas, como o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e o deputado estadual Roberto Carlos (PDT) além de vários vereadores.
A entrega dos prêmio foi rápida e com pouquíssimos discursos. A radialista Margarida Benevides, foi uma das poucas a falar ao público. Ela foi premiada pela condução do programa “Quando nasce uma esperança” que vai ao ar diariamente pela Rádio Juazeiro há trinta anos. Mas seu discurso foi em nome do irmão, o radialista e empresário Osvaldo Benevides, falecido em outubro do ano passado que foi homenageado In Memoriam.
Outro homenageado pela sua história e trabalho, foi o cronista esportivo, Herbert Mouse, que completa 54 anos de profissão em plena atividade. “É um momento indescritível, eu me pergunto por que sou lembrado todo ano, será porque a gente é simpático e amigo das pessoas? Ou porque nós durante esse tempo todo fizemos algo importante? Eu fico com a segunda opção, Nós sempre trabalhamos procurando dar uma informação correta, honesta e verdadeira e isso nos mantém até hoje sendo lembrado pelos amigos”, declarou, o radialista de 77 anos que se recusa a se aposentar.
Por Rinaldo Lima

JUAZEIRENSE JAFEL FILHO BRILHA EM EVENTO DE MMA NACIONAL



Jafel Filho somou mais uma vitória ao seu card após brilhar no Shooto 46, segundo maior evento de MMA do Brasil, que aconteceu sexta-feira (24), em Salvador. O lutador juazeirense protagonizou um dos melhores confrontos da competição e finalizou o adversário Daniel Filho, do RN, na categoria peso mosca (até 57kg). "Jesus é o caminho, a verdade e a vida", bradou Jafel após a vitória. Os outros dois representantes do Vale do São Francisco que participaram do evento, João Nogueira e Cleuber Cabral, não conseguiram a vitória, apesar do bom desempenho nas lutas. Em Juazeiro, na Rua Tiradentes, bairro Santo Antônio, um telão foi montado pelos amigos e familiares do lutador que acompanharam o confronto contra Daniel Santa Cruz, de Natal/RN.


Por Glauber Dantas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SECRETARIA DA MULHER ALERTA SOBRE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES



A secretaria da Mulher está alertando a sociedade petrolinense contra o abuso sexual de mulheres, crianças e adolescentes.
A iniciativa pretende chamar a atenção das famílias, escolas e outras instituições sobre o tema e trabalhá-lo durante todo o ano de 2014, principalmente, nas instituições de ensino do município, com o intuito de identificar e prevenir as ocorrências.
Segundo a secretária da pasta, Roseane Farias, o abuso sexual é uma agressão silenciosa que preocupa as autoridades. “Observamos que o abuso sexual tem uma característica silenciosa, devido ao medo que o agressor coloca na vítima. Assim, vários casos se tornam desconhecidos diante das autoridades, o que acaba dificultando a identificação. Por isso, existe uma grande preocupação em torno do assunto”, pontua.
De acordo com o Núcleo de Prevenção da Violência e Acidentes da secretaria de Saúde de Petrolina cerca de 300 mulheres foram vítimas de agressão sexual no ano de 2013, entre elas assédio, abuso sexual com penetração vaginal e estupros. Os dados apontam um crescimento de mais de 30% em relação ao ano de 2012.
Roseane explica, também, que em muitos casos a agressão ocorre devido a falta de informação da vítima em relação ao crime. “Existem vários tipos de abuso sexual, no entanto, pontuamos dois bem comuns: o que acontece dentro do seio familiar e o que é provocado por uma pessoa fora da família, com ou sem violência. Em ambos os casos o agressor segue a mesma metodologia de conquista para depois vir a praticar o abuso. Geralmente as vítimas são crianças que ainda não tem acesso a informações sobre sexualidade, bem como, não possuem entendimento que a prática é delituosa, passível de punições legais”.
A secretaria da Mulher e o Centro de Referência e Atendimento a Mulher (CRAM) realizam diariamente atividades de apoio e orientação às vítimas de abuso sexual. O telefone para contato da secretaria da Mulher é 3867-3516 e do CRAM é 3861-4620.
Texto: Fernanda Marins

ADAB COMEMORA 15 ANOS


A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), celebra 15 anos de história e inicia uma série de comemorações que acontecerá durante todo o ano.
Desde que foi criada, em 18 de janeiro de 1999, a Adab trabalha para fortalecer o agronegócio baiano e desenvolver as cadeias produtivas por meio da sanidade animal e vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária. Na última sexta-feira (17) foi lançada a logomarca comemorativa.
Durante o ano será realizada uma série de seminários, oficinas e capacitações, bem como será lançado um blog, ainda em criação, para interagir com o público. A Agência também está com inscrições abertas para a formação do Coral. “Nosso objetivo é valorizar a importante vivência do homem no campo e, ao mesmo tempo, homenagear e difundir a defesa agropecuária”, ressalta o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que a Adab atua na cidade grande e nos lugares mais remotos do interior baiano para resguardar o criador e a sociedade, levando informações e também promovendo ações de combate, controle e prevenção de doenças que acometem a pecuária e a agricultura e podem ser transmitidas para o homem.
O secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, destaca que essa é uma data histórica e merece ser celebrada. “Vamos comemorar com cada entidade parceira e cada colaborador que fez deste Estado um lugar seguro para os investidores, que têm a certeza de que vão encontrar sanidade adequada e produtos de qualidade”, disse.
Em uma década e meia a Agência colaborou para assegurar a condição sanitária da Bahia e salvaguardar a saúde da população, sempre como referência nacional, com destaque para o status sanitário livre de febre aftosa com vacinação. Os benefícios econômicos obtidos pelo resultado destas conquistas fomentam a economia, geram emprego e renda e a abertura de novos mercados investidores. De acordo com a superintendente federal da Agricultura, Virgínia Hagge, de 1999 para 2013 a agropecuária baiana se sobressaiu devido às ações e medidas do Serviço Oficial de Defesa, principalmente na fiscalização de trânsito, na educação sanitária e vigilância epidemiológica.
O diretor administrativo e financeiro, Adolfo Cavalcante, diz que o crescimento da Adab nestes 15 anos de trabalho só foi possível graças aos profissionais que colaboraram em cada atividade, seja ela de campo ou administrativa, vestindo a camisa e acreditando no sucesso da defesa agropecuária. Durante esta semana os servidores vão poder aproveitar as palestras motivacionais, massoterapia e ginástica laboral, além de acupuntura e aferição de pressão arterial.
“A Adab, aos 15 anos, já possui conhecimento e expertise reconhecidos nacionalmente. Nosso desejo é alçar vôos ainda mais altos para manter consolidado o sistema de defesa agropecuária”, finalizou Paulo Emílio Torres.
Ascom Adab

Emissão de cheques sem fundos fica estável em 2013, diz Serasa

Dois por cento dos cheques compensados em todo país foram devolvidos pelo menos duas vezes, no ano passado, por falta de recursos na conta do emissor. O percentual ficou praticamente estável ao registrado em 2012 (2,02%), segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (23) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em números absolutos, foram devolvidos 16.801.647 de cheques em 2013, e compensados 838.178.679.
Segundo a Serasa, também houve recuo no volume de cheques devolvidos nas comparações mensal e anual. Em dezembro de 2013, o percentual foi 1,91% ante 2% observado em novembro de 2013; e 2,04% verificado em dezembro de 2012.
De acordo com os economistas da Serasa, a leve queda da inadimplência ocorreu devido à manutenção da taxa de desemprego ao longo do ano passado e à maior preocupação dos consumidores em quitar suas dívidas.
Em uma análise da inadimplência por estados, os dados da Serasa Experian revelam que Roraima liderou o ranking de cheques sem fundos em 2013, com 11,06% de devoluções. O Amazonas registrou o menor percentual (1,37%). Entre as regiões, a Norte liderou o ranking, com 4,33% de cheques devolvidos. A região Sudeste apresentou o menor percentual (1,56%).
[T] Agência Brasil

MATRÍCULAS DO PRONATEC SERÃO REALIZADAS ATÉ SEXTA-FEIRA (24)


A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS realiza até a próxima sexta-feira (24) as matrículas para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC 2014, uma parceria da Prefeitura de Juazeiro, Governo Federal e SENAI. Segunda-feira (20), as matrículas aconteceram no CRAS do Tabuleiro, e nesta terça-feira (21) nos CRAS do Itaberaba pela manhã, e a tarde no CRAS do João Paulo II. Nesta primeira etapa serão oferecidas 200 vagas distribuídas para os cursos de Almoxarife, Assistente de Planejamento e Produção, Eletricista Industrial e Agente de Observação de Segurança. Este ano, mais de 800 vagas para cursos profissionalizantes em diversas áreas serão disponibilizadas para o município.


A jovem de 19 anos, Erika Natiane, está ansiosa para iniciar o curso de Eletricista Industrial. “Eu precisava me especializar em alguma área, terminei meus estudos, mas ainda estou desempregada. É uma oportunidade para os jovens se qualificarem e correr em busca de um emprego”, ressaltou Érika, moradora do bairro Piranga. A dona de casa de 40 anos, Erivânia dos Santos, do bairro Tabuleiro, também acredita que a qualificação é um caminho para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Estou feliz porque vou fazer o curso de Almoxarife. Quem sabe agora consigo um novo emprego”, acredita Erivânia. Os interessados devem procurar as unidades dos CRAS, de acordo com o cronograma abaixo, com as cópias do CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de conta na Caixa Econômica, declaração escolar, número do NIS ou PIS. 

DATA

HORÁRIO
LOCAL
22/01 (quarta-feira)
08h às 12h
CRAS Malhada da Areia
23/01 (quinta-feira)
08h às 12h
CRAS Quidé
24/01 (sexta-feira)
08h às 12h
CIAM – Novo Encontro
 


Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.