Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cadeirinha que dá resultado

Levantamento da Polícia Rodoviária Federal apontou queda de 41,2% na morte de crianças de até sete anos nas rodovias federais no primeiro semestre deste ano. A redução é creditada as cadeirinhas infantis que passaram a ser obrigatórias em 1º de setembro do ano passado.
De acordo com informações do Jornal Folha de S.Paulo, em sua edição de ontem (30), o estudo é o primeiro com um recorte específico na faixa etária que deve usar a cadeirinha. Os números apontam que 40 crianças nessas condições morreram em acidentes no primeiro semestre deste ano, ante 68 do mesmo período de 2010.
Se as crianças menores estão mais seguras, as mais velhas estão vulneráveis. Aumentou em 10,6% a quantidade de vítimas entre 8 e 12 anos –passando de 47 para 52. Até os dez anos, as crianças têm de estar no banco de trás e com o cinto de segurança. A obrigatoriedade da cadeirinha é para até os 7 anos.

blog do Carlos Brito.

“Palco Giratório” será apresentado hoje em Juazeiro com a peça “O Evangelho segundo São Mateus”

O Sesc Petrolina leva para Juazeiro, nesta segunda (31) o Projeto “Palco Giratório”, com o espetáculo O Evangelho segundo São Mateus, do Grupo Delírio Cia de Teatro. A apresentação será no Centro de Cultura João Gilberto às 21h (no horário de verão). A entrada será gratuita.
A história acontece nos tempos atuais e nada tem de religiosa. A partir do acontecimento dramático do desaparecimento de um filho e seu hipotético retorno à casa dos pais, depois de um longo período, mãe, namorada, irmão e pai iniciam uma investigação emocional e psicológica pelos caminhos percorridos pelo rapaz em sua longa ausência.
Este rápido conflito familiar é o ponto de partida para uma longa reflexão sobre a condição humana, no que ela tem de bela, doce, engraçada, cruel e trágica. O Evangelho de Mateus surge então como palavra utilizada para discorrer sobre o homem e seus descaminhos.
Mateus, o filho que retorna, é um segredo a ser desvendado pelo público. Os personagens dialogam abertamente com a plateia sobre suas expectativas, medos, ansiedades e desejos. Refletem – no mesmo instante em que tentam viver seus personagens diante de um público curioso – sobre a própria condição de atores tendo que representar um drama, nem sempre agradável, diante de um público nem sempre receptivo. Um exercício de radicalidade dramatúrgica e rompimento dos padrões naturais de interpretação. Quem é Mateus, além de um personagem desaparecido? Fica a dica para quem curte um bom espetáculo de teatro

blog do Carlos Brito

DIAGNOSTICADO CÂNCER DE LARINGE NO EX-PRESIDENTE LULA


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com tumor localizado de laringe após realizar exames neste sábado, 29, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe responsável pelo acompanhamento de Lula é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Brito Neto.
Aniversário
Lula completou 66 anos na última quinta-feira (27). Ele recebeu a visita de amigos, empresários e autoridades na comemoração do seu primeiro aniversário após deixar a Presidência da República. A celebração ocorreu na sede do Instituto Lula, na capital paulista, local onde despacha atualmente. O intenso movimento no local levou um visitante a emplacar uma piada. "Isso até parece um beija-mão", afirmou.
A presidente Dilma Rousseff não foi à comemoração. Ela mandou seu presente, dois livros, por meio do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

blog QSP.

PROJETO NA BA VAI TRANSFORMAR EX-PRESOS EM EMPREENDEDORES

O Sebrae na Bahia está lançando um projeto inédito de inclusão social e empreendedorismo que vai beneficiar, inicialmente, 200 ex-detentos do estado em um ano. Nesta quarta-feira (26), cerca de 20 egressos do sistema penitenciário participaram da palestra "Como empreender com sucesso", apresentada pelo consultor da instituição Jesiel Borges, na capital. 
De acordo com o gestor do Programa Começar de Novo do Tribunal de Justiça, Orlando Bitencourt, a iniciativa começou em 2009 por meio do Conselho Nacional de Justiça e implantada na Bahia em 2010 com a captação de parcerias para a inserção de ex-presos no mercado de trabalho. 
A parceria com o Sebrae é a mais importante porque vai realmente despertar, orientar e materializar o sonho de muitos egressos que têm a habilidade para o empreendedorismo, mas não têm orientação técnica, como acesso ao crédito para o seu capital de giro. Com esse grupo piloto vamos dar um salto no programa Começar de Novo. Até o final de outubro de 2012 esperamos capacitar em empreendedorismo 200 egressos, destacou Orlando Bitencourt. 
José Carlos Santos da Paixão é pintor e pedreiro. Depois que saiu da penitenciária, sentiu dificuldade em conseguir emprego. Ainda existe muito preconceito na contratação de ex-detentos. Minha expectativa com essa oportunidade do Sebrae é aprender a ser empresário e um dia poder empregar outras pessoas como eu. 
O coordenador da Regional do Sebrae em Salvador, Richard Alves, disse que é uma satisfação para o Sebrae contribuir para o programa Começar de Novo. A equipe do Sebrae está à disposição das pessoas que querem empreender, melhorar sua vida através da sua capacidade de gerar uma atividade econômica. O Sebrae vai orientar como trabalhar por conta própria, como ser um Empreendedor Individual, como organizar sua atividade, como planejar e ter sucesso, explicou. 
O nosso programa Bairros Empreendedores abriga o programa Começar de Novo e, neste primeiro momento, vamos detectar as necessidades de cada um para saber quais oficinas, cursos e consultorias o Sebrae poderá oferecer. É um programa de inclusão social na atividade produtiva, afirma a coordenadora do programa Bairros Empreendedores do Sebrae na Bahia, Idimara Dantas.
Reintegração no mercado 
Também presente na palestra a diretora do Conjunto Penal Feminino de Salvador, Luz Marina Ferreira Lima da Silva, afirmou que hoje existe uma reincidência de 70% das detentas que saem do presídio feminino. Para ela, o projeto vai mudar essa realidade. Eu acredito que seja bem mais fácil reintegrar essas presas no mercado de trabalho como empreendedoras. Já detectei no presídio várias mulheres com potencial empreendedor que só precisam de orientação, ressaltou Luz Marina. 
O capitão Marcio Marcelo, diretor da Penitenciária Lemos Brito, de Salvador, informou que hoje a penitenciária oferece diversos cursos, como de marcenaria. E o diretor-adjunto do Presídio de Lauro de Freitas, Marcelo Albuquerque, disse que o presídio oferece cursos de costura. Para eles, a parceria com o Sebrae é fundamental, pois oferece suporte para esses potenciais empreendedores que já saem do presídio com uma profissão. 
Renato Figueiredo Silva aprendeu na prisão a trabalhar com madeira e pintura e depois da liberdade condicional resolveu virar empreendedor individual. A legalização como Empreendedor Individual, há seis meses, me trouxe mais respeito e a possibilidade de fazer um empréstimo para investir no meu trabalho, comemorou Renato.


blog QSP.

CMTT INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO NA CIDADE


Com o apoio da 76ª Companhia Independente de Polícia Militar, a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) de Juazeiro, realizou nesta quarta-feira (26), mais uma ação de fiscalização em vários bairros da cidade com o objetivo de orientar motoristas. A blitz educativa verificou documentos de veículos e de seus condutores, como também fiscalizou os serviços de moto-táxi, transporte complementar e táxi.
32 veículos foram abordados durante a ação. 04 motoristas não apresentaram habilitação, e foram liberados após notificação e a chegada de condutores habilitados, e 02 foram autuados por não apresentarem a Carteira Nacional de Habilitação e documentação dos veículos.
A operação contou com o apoio de três agentes de transporte, quatro agentes de trânsito, e dois servidores da CMTT no apoio aos policiais militares que integravam a ação. De acordo com a Companhia, a ação continuará durante toda a semana, em locais e horários não revelados para melhor andamento dos trabalhos. 

blog QSP.

CDL RECEBEU RESPOSTA DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES AO PLEITO DE PONTES E ANEL VIÁRIO PARA JUAZEIRO/PETROLINA


No tocante ao pleito da CDL, referente à duplicação da ponte presidente Dutra e um anel viário para atender a demanda de tráfego entre Juazeiro e Petrolina, o Ministério dos Transportes, através do Ministro Paulo Passos, enviou ofício nº 1945/2011/GM/MT, após receber memorandos do DNIT, cujo teor segue na íntegra:
"Incumbiu-me o Ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, de reportar à Correspondência dessa Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), de 04 de agosto de 2011, para encaminhar a Vossa Senhoria o Ofício do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, contendo esclarecimentos sobre a solicitação de investimentos na região de Juazeiro-BA e Petrolina/PE.
Atenciosamente,
LEONARDO CARREIRO ALBUQUERQUE
Chefe da Assessoria Administrativa


Brasília, 13 de setembro de 2011.
Assunto: Resposta à solicitação de investimentos na região de Juazeiro/BA e Petrolina/PE.
1. Trata-se de solicitação de investimento na região de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro/BA, cujo pleito foi encaminhado a este DNIT através de Memorando nº 1505/2011/ASSAD/GM/MT, do Ministério dos Transportes.
2. Tendo em vista o melhor conhecimento da região por parte das Superintendências Regionais deste Departamento nos Estados em que o investimento foi solicitado, esta Coordenação solicitou manifestação dessas setorias quanto ao referido pleito.
3. A Superintendência Regional do DNIT no Estado de Pernambuco (SR/PE), através do Fax nº 091/2011/SR/PE, informou que a matéria deveria ser esclarecida pela Superintendência da Bahia (SR/BA), tendo esta, através de Mem. 664/2011, do Serviço de Engenharia, exarado as seguintes considerações:

Informo que já foi aprovado o Projeto Executivo que prevê a Restauração com Melhoramento para adequação de Capacidade e Segurança da Travessia Urbana de Juazeiro, incluindo melhorias de traçado para eliminação de pontos críticos, duplicação de pista existente, construção de ruas laterais, reestruturação de interseções e construção de passarelas para travessia de pedestres, com Orçamento total de R$64 milhões.
O Processo nº 50600.009477/2010-97, que trata do procedimento licitatório visando execução da Obra, se encontra no DNIT-Brasília. Contudo, como houve um equívoco de nomenclatura na LOA 2011 e no Projeto (o nome da LOA no Projeto é Anel Viário, mas a obra refere-se à Travessia Urbana), a Licitação depende ainda da aprovação pela Colegiada do DNIT desta alteração.

Cordialmente,


Eng. Eloi Angelo Palma Filho
Coordenador de Obras Delegadas
CODEL / CGCONT / DIR / DNIT

Francielle Leão
Chefe de Gabinete"

blog QSP.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sesp realiza mutirão de limpeza no Dom Tomaz


A Equipe de Limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou um mutirão de limpeza no bairro Dom Tomaz realizando serviço de capina, retirada de entulho e lixo, e pintura de meio fio. Os trabalhos seguem até o final do mês no bairro. A ação conta com mais duas equipes, uma na rotatória do mercado do produtor e outra dentro do Cemitério.
“Estamos disponibilizando mais equipes neste caso para otimizar nosso tempo e agir em locais diferentes de forma que vejamos o resultado mais rápido. O intuito é tornar um hábito a questão da limpeza dos locais, sendo que os moradores devem ser nossos mais fiéis fiscais da limpeza”, afirmou Paulo Bonfim, secretário de Serviços Públicos

blog do Geraldo José.

SIMPÓSIO EM JUAZEIRO DEBATE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESERTIFICAÇÃO

As exposições de pesquisadores e gestores de projetos ambientais apresentadas no III Simpósio de Mudanças Climática e Desertificação no Semiárido Brasileiro mostram o quanto a região dispõe de tecnologias e alternativas relacionadas às mudanças climáticas e seus efeitos . O Simpósio, que começou dia 25 e vai até esta quinta-feira, dia 27 de outubro, no auditório da Univasf em Juazeiro, é uma realização da Embrapa, Univasf, Instituto Nacional do Semiárido e do Ministério de Agricultura e Abastecimento, reúne estudantes, pesquisadores e gestores públicos de toda a região.
Nos painéis de discussões, temas como Politicas para Redução de Emissão de Carbono, Recursos Hídricos e Educação Ambiental estarão na pauta do evento durante os três dias. O secretário Executivo de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito, que expôs o tema : Politica Estadual de Mudanças Climáticas e Combate a Desertificação, provocou importantes reflexões a parir dos subsídios legais que já existem na perspetiva de mitigação e prevenção dos efeitos causados pelo aquecimento global, escassez de água, desertificação e outras consequências oriundas das mudanças climáticas.
A coordenadora do Simpósio, Francilene Angeloti, (pesquisadora da Embrapa/Petrolina-PE), afirma que as orientações tiradas do encontro servirão muito para subsidiar propostas para outros grandes encontros sobre Mudanças Climáticas previstas para acontecer em todo o país em 2012. Para a pesquisadora, é muito importante levantar e pôr em prática as alternativas frentes às mudanaças climáticas antes que os problemas previstos provoquem mais prejuízos ao meio ambiente.

blog do Geraldo José.

Juazeiro sedia Conferência Territorial da Mulher

Após realizar a Conferência Municipal no último 24 de Agosto, nestes dias 27 e 28 de Outubro (quinta e sexta-feira), Juazeiro também recebe a 3ª Conferencia Territorial de Políticas para Mulheres do território do Sertão do São Francisco. O evento contará as presenças da Secretária Estadual de Mulheres da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, gestores e dirigentes municipais, além de militantes dos 10 municípios da região.
O tema será o mesmo discutido na Municipal e que será levado à Estadual, “O Compromisso de Tod@s por uma igualdade de gênero no Brasil”. A Conferência, que acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro, tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Igualdade Assistência Social e Cultura (Seiasc) e do Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM).
Evento
3ª Conferência Territorial de Políticas Para Mulheres do Sertão do São Francisco
Datas: 27/10 – inicio às 08h
28/10 – inicio às 08h
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro

blog do Geraldo José.

Programa Esporte e Lazer da Cidade realiza oficinas em Juazeiro

O PELC Vida Saudável – Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte em convênio com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura, fez no último sábado, dia 22 de outubro, mais uma apresentação do resultado das suas oficinas. Num evento realizado pela Casa do Artesão, as turmas das oficinas de dança, teatro e canto popular do PELC, apresentaram as manifestações culturais populares “Reis-de-Bois” e “Terno-de-Reis” mostrando assim a riqueza da cultura popular.
O grupo participante da oficina de artesanato também expôs os produtos já confeccionados. O PELC – Vida Saudável acontece em três núcleos, atendendo a pessoas de oito bairros de Juazeiro: Núcleo Novo Encontro: que acontece no Ginásio de Esportes e no CIAM, atendendo os bairros: Novo Encontro, Lomanto, Centenário e Cajueiro; Núcleo Santo Antonio: que acontece na Associação dos Aposentados e Pensionistas, atende pessoas dos bairros: Santo Antonio, Maringá e Centro; e Núcleo Dom José Rodrigues, que acontece no Instituto Cultural Mães Guerreiras da Luz, que atende o bairro Dom José Rodrigues.
O Programa é voltado ao atendimento de pessoas acima de 45 anos, através de oficinas de dança, ginástica, artesanato e canto popular. Ainda há vagas abertas para as oficinas. Maiores informações nos próprios locais ou com Moésio e/ou Mariana, na SEIASC, situada à Praça da Bandeira. Também pelos telefones: (74) 8815-8656 e (74) 8818-3762.

blog do Geraldo José.

Prefeito assina contrato para concurso do SAAE

O Prefeito Isaac Carvalho e o Diretor do SAAE, Joaquim Neto, assinam contrato com a empresa que vai realizar concurso público para o SAAE. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira, no Paço Municipal, às 16h (horário de verão).

blog do Geraldo Jose

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Agricultores de Juazeiro são beneficiados com a recuperação de estradas do interior

Com uma população de mais de 20 mil habitantes, o Distrito de Itamotinga, a 72 Km de Juazeiro está sendo beneficiado com a conclusão da estrada de acesso a localidade. São 9 Km de estradas recuperadas, ligando o distrito a BA 210, uma obra do Governo do Estado, executada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA).
A obra vai proporcionar uma melhoria significativa na economia da região, já que os agricultores utilizam esta estrada para escoamento da produção agrícola do Projeto Curaçá (NH1, NH2, NH3 e NH4) e das comunidades de Ganhães, Jacaré, Pontal e Periquito, a maior parte oriunda da fruticultura irrigada. Outra estrada que também foi recuperada, e estava abandonada há mais de 10 anos, é a de Maniçoba, que também irá beneficiar os agricultores do projeto.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina Carvalho (SEDUR), estas estradas vão impulsionar o setor produtivo e de serviços da região. “As estradas vão agilizar o transporte das produções, além de gerar maior mobilidade humana, oferecendo melhor qualidade de vida às comunidades rurais”, ressaltou a secretária. Ela evidenciou que além das pavimentações asfálticas, já foram cortadas mais de 500 Km de estradas vicinais, patroladas e cascalhadas, atendendendo as regiões de Carnaíba, Itamotinga, Abóbora, Pinhões, região do Salitre, entre outras localidades.

blog do Gerado José.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uneb prorroga o prazo para inscrições no vestibular 2012

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) informou que o sistema de inscrições e geração de boletos para o vestibular 2012 ficará aberto até o dia 6 de novembro. O prazo anterior era até 23h59 de domingo (23).
De acordo com a instituição, a nova medida visa a atender aos candidatos pré-escritos, que ainda não pagaram boleto, e também a aqueles que ainda não fizeram inscrição. Os candidatos podem fazer a inscrição ou gerar boleto no site da Uneb (www.uneb.br).
A Universidade informa que os boletos gerados no último dia disponível, no domingo (06/11), poderão ser pagos até a segunda-feira (07/11). Os inscritos podem efetuar o pagamento de R$ 90 nas agências bancárias, casas lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking.

blog do Carlos Brito.

SAAE inicia cadastramento dos moradores do Minha Casa, Minha Vida

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro iniciou nesta terça-feira (25) o cadastramento dos moradores dos Conjuntos Habitacionais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre, as novas residências do Programa "Minha Casa, Minha Vida" que ficam localizadas na Serra da Batateira, próximo ao bairro João Paulo II.
O atendimento está sendo realizado no setor comercial do SAAE que fica na Praça Aprígio Duarte, centro de Juazeiro, das 8 às 17 horas. Serão disponibilizadas 300 senhas por dia para o cadastramento que tem como meta agilizar o processo de abastecimento de água nas novas casas. Para o cadastramento junto ao SAAE o usuário deve levar o contrato do imóvel, CPF e número da Identidade. De acordo com a diretoria do órgão, não será necessário que as pessoas madruguem em frente ao local, pois haverá uma equipe capacitada para atender a todos sem transtornos. As mil unidades serão inauguradas na próxima sexta feira (29), com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner.

blog QSP.

Acontece I Curso de Frentista para as pessoas privadas de liberdade no Conjunto Penal de Juazeiro

Através da parceria entre o Conjunto Penal de Juazeiro e o SEST/SENAT em Petrolina, foi promovido o I Curso para Frentista, com a participação de 16 internos, sendo 13 homens e 3 mulheres. O curso teve duração de 20 horas e abordou as principais noções básicas da profissão de Frentista, que na região tem tido grande demanda de mercado. As aulas aconteceram nas dependências do CPJ, divididas em seis módulos teóricos e um prático, com os seguintes temas: O papel do frentista, Segurança adequada no abastecimento; Prevenindo e Combatendo incêndios; Relações Interpessoais; Operações Financeiras e

Qualidade na Prestação de serviços. Para os internos que participaram do curso, esses momentos são de extrema importância para um retorno salutar ao convívio social mais amplo.

blog QSP.

Quadrilha de assaltantes é presa em Juazeiro

Na tarde de ontem, a Polícia Civil de Juazeiro prendeu integrantes de uma quadrilha acusada de praticar vários assaltos em Juazeiro.
Segundo o delegado Nélio Ferreira, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Juazeiro, primeiro, a polícia prendeu Cláudio Rodrigues e Pedro Aleijo (com mandado de prisão da justiça) e depois chegou até os acusados Francisco de Assis Lopes e no menor L.L.T, que estavam em Sobradinho. "O grupo que liderava o crime entregou os comparsas", pontuou.
Ainda segundo o delegado a quadrilha confessou que é responsável por diversos crimes, entre eles: assalto a um posto de combustível em 19 de outubro; tentativa de roubo a uma professora; roubo de um Fiat Uno, também no dia 19. E ainda, o menor, também confessou um homicídio, contra Raimundo Santos no dia 06 de setembro ocorrido no Bairro Piranga.
Com os acusados foram encontrados dois revólveres, munição, celulares, dinheiro e drogas e uma motocicleta tomada de roubo.


blog QSP.

Inscrições para o minicurso sobre Integralidade em Saúde terminam quarta (26)

Terminam na próxima quarta-feira (26) as inscrições gratuitas para o minicurso "Introdução à pesquisa e extensão sobre práticas de integralidade em saúde", realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Estão sendo oferecidas 20 vagas para profissionais envolvidos diretamente com assistência, gestão, tutores e preceptores (profissionais da rede) do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), residentes e coordenadores de Projetos de Extensão da Univasf.

O mini-curso será ministrado pela professora Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis da Uerj, com a colaboração do médico e pesquisador do Lappis, Bruno Pereira Stelet. A capacitação terá carga horária de 16h e será realizada de 23 a 25.11 no campus da Univasf em Petrolina. Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Saúde de Juazeiro, na rua XV de Julho, 32, no Centro. As normas para a seleção de participantes, a ficha de inscrição e a carta de intenções para concorrer a uma vaga estão disponíveis no edital do minicurso, na página da Univasf.

blog QSP.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Oficinas em Juazeiro e Irecê atingem seus objetivos

O Tribunal de Contas dos Municípios promoveu mais duas Oficinas de fortalecimento e capacitação do Sistema de Controle Interno Municipal nas cidades de Juazeiro e Irecê, iniciadas segunda-feira (17) e encerradas na sexta-feira (21/10), em parceria com a FEA – Fundação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, visando aperfeiçoar o desempenho dos Controladores Municipais.
Cada uma das cidades realizou treinamentos em duas salas: em Juazeiro, no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, contemplando 57 municípios, com um total de 114 treinandos, dois por município, sendo um do Poder Executivo e outro do Legislativo; em Irecê, 48 municípios e 96 controladores, com salas funcionando na sede da Uneb – Universidade do Estado da Bahia.
Nestes eventos foram tratados os seguintes assuntos: PPA (Plano Plurianual); LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias); LOA (Lei Orçamentária Anual); Cronograma de Desembolso; Receitas e Despesas; Diárias; Adiantamentos; Auxílios e Contribuições; Limites Constitucionais; Licitações, Contratos e Convênios; Gestão de Pessoal; Plano de Contas; Execução Orçamentária e Obras e Serviços de Engenharia.
As duas Oficinas restantes serão realizadas em Vitória da Conquista, de 28 de novembro a 02 de dezembro, e em Barreiras, de 12 a 16 de dezembro. As inscrições para os dois eventos continuam abertas no site do Tribunal de Contas dos Municípios, no endereço www.tcm.ba.gov.br. As vagas são restritas, exclusivamente para os CONTROLADORES, do Poder Executivo e Legislativo dos Municípios.

blog do Geraldo José.

Emendas a Lei Orçamentária de 2012 podem ser feita pelos vereadores até o dia 30 de novembro

Os vereadores de Juazeiro já podem apresentar as suas emendas ao projeto de Lei 2.827/2011 - Lei Orçamentária Anual para o ano que vem. Segundo um ato do presidente da Casa, vereador Nilson Barbosa, publicado no dia 18 de outubro, os parlamentares tem até o dia 30 de novembro como data limite para apresentar as emendas. A entrega das proposições deve ser realizada na sala da assessoria técnica-legislativa durante o expediente da Câmara. O presidente do Legislativo municipal determinou também, através de outro ato, o dia seis de dezembro como a data para a apreciação da Lei Orçamentária Anual pelo plenário da Casa.
Lei Orçamentária Anual
A Lei Orçamentária Anual é um planejamento anual elaborado pelo Poder Executivo, que estabelece previsões de arrecadação e autoriza gastos para a administração da cidade. Além de organizar as finanças do município, ele é uma importante ferramenta da sociedade civil no acompanhamento dos gastos públicos, uma vez que permite a comparação entre o previsto e o que acontece de fato durante o ano.
Para que seja aprovado — é uma lei votada anualmente —, o Orçamento Municipal é discutido primeiramente no âmbito da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. Após a Comissão de Finanças apresentar seu parecer, o Orçamento segue para discussão e votação em Plenário. Os vereadores podem, então, apresentar emendas alterando o orçamento proposto pelo Executivo. As propostas de mudanças são avaliadas pela Comissão de Finanças e votadas pelo Plenário.
As emendas propostas pelo Legislativo precisam ser compatíveis com as determinações legais, como as vinculações de receitas de impostos para despesas com educação e saúde. Os vereadores não podem propor aumento de gastos em determinada área sem discriminar a fonte do recurso para isso, ou o setor que teria a verba reduzida.

blog do Geraldo José.

TROTE SOLIDÁRIO: CALOUROS DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DOAM SANGUE NA HEMOBA

Como ocorre em todos os semestres, desde 2008, mais uma vez foi realizado o Trote Solidário na Unidade Hemoba de Juazeiro. Na última sexta-feira (21), calouros e veteranos do Curso de Engenharia Agronômica da UNEB foram recepcionados pelos funcionários da instituição num clima de alegria e descontração, unindo brincadeiras a uma ação social importante, como a doação de sangue. Para a realização da campanha foram desencadeadas ações de sensibilização com os novos universitários para a adoção de postura favorável à doação voluntária de sangue, como fenômeno inerente ao ser social solidário.

A Hemoba agradece aos estudantes, a Coordenação do Curso de Agronomia e ao aluno veterano Jaime, conhecido no meio acadêmico como Djavan, pelo apoio, participação e envolvimento no processo de mobilização e organização do Trote.

blog do Geraldo José.

Caixa Econômica Federal deve lançar edital ainda este ano

A Caixa Econômica Federal se prepara para lançar em 2012 concursos públicos para formação de cadastro reserva em diversas categorias, segundo a assessoria de imprensa do banco estatal.
Os novos editais devem ter abrangência nacional, informou a empresa. Das carreiras oferecidas pelo banco, o edital mais aguardado pelos concursandos é o que visa a selecionar candidatos para técnico bancário novo, cuja publicação está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. A carreira tem como pré-requisito a escolaridade de nível médio. Como técnico bancário o profissional é responsável pelo atendimento aos clientes e ao público em geral, participando de diversas atividades bancárias e administrativas. O valor do salário inicial atual para jornada de 30 horas semanais é de R$ 1.784.
Já para profissionais com formação de nível superior, os editais começam mais cedo. O primeiro edital a ser aberto, possivelmente ainda este ano, segundo estimativa do órgão, será para médico do trabalho. O salário inicial para este grupo é de R$ 7.931. No início de 2012 também está previsto concurso para os cargos de advogado, engenheiro e arquiteto. A última seleção para este grupo foi aberta em 2010 e contou com vagas para engenheiro nas especialidades Civil, Elétrica e Mecânica.
A Caixa oferece benefícios como participação nos lucros e resultados, plano de saúde e de previdência complementar, auxílio refeição/alimentação no valor de R$ 435,16 e auxílio cesta-alimentação de R$ 339,08. O processo mais adiantado, com comissão organizadora já instaurada, é o de médico do trabalho. Em breve deverão ser instituídas as comissões para os concursos das demais carreiras. É importante lembrar que os aprovados serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O concurso de 2010 da instituição formou cadastro reserva para as funções de advogado, engenheiro, arquiteto e técnico bancário novo. Naquele edital, o salário oferecido foi de R$ 1.452 para técnico bancário e de R$ 6.571 para as carreiras de nível superior. A organizadora foi o Cespe/UnB.

blog do Carlos Brito.

Juazeiro Social Clube tem novo presidente

Na tarde de ontem (22) foi realizada a eleição para presidente do Juazeiro Social Clube. Os dois candidatos que disputavam a eleição eram o atual presidente, Eládio Rocha, que buscava a reeleição, e Antônio Barbosa, mais conhecido como “Baé”. A eleição foi realizada no São Francisco Country Clube e Baé foi o vencedor da disputa. Ele teve 33 votos contra os 31 recebidos por Eládio Rocha. O vencedor já tomou posse de seu novo cargo.

blog do Carlos Brito.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

VOLUNTARIADO DO HRJ LANÇA PROJETO ARTE E SAÚDE


Pensando no bem-estar da população usuária do SUS, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) está realizando todas as quartas-feiras, das 08:00 às 11:30, no 4º andar, mini-oficinas de trabalhos manuais e artesanais. A ação, que é voltada para os acompanhantes de pacientes internados nas clínicas médica, cirúrgica e pediátrica, faz parte do Projeto Arte e Saúde, e tem como objetivo favorecer a auto-estima, o entretenimento e o desenvolvimento da criatividade, contribuindo para a motivação das pessoas que estão acompanhando os pacientes.
De acordo com o coordenador do voluntariado do HRJ, Padre Paulo Roberto de Oliveira, o projeto parte da ideia de que um acompanhante bem motivado contribui para a recuperação mais rápida do paciente. "Todos os dias várias pessoas dão entrada nesta instituição em busca de um alento frente à enfermidade. Quando o paciente é de Juazeiro, há uma rotatividade no que se refere aos acompanhantes, mas, quando o paciente é de outra cidade, ele geralmente vem acompanhado de uma única pessoa que, em alguns casos, se vê na ociosidade, principalmente quando o paciente permanece internado por vários dias. Foi por isso que a equipe do voluntariado propôs essas ações, para que eles deixem a ociosidade de maneira lúdica e não percam a motivação para acompanhar o paciente", explica.
O projeto, que se baseia na realização de oficinas de trabalhos como crochê, vagonite, tapeçaria e fuxico, conta com a participação de quase todas as mulheres integrantes do voluntariado HRJ, que atuam como instrutoras, fornecendo às acompanhantes aprendizagens que serão levadas para a vida inteira (visto que os trabalhos podem ser continuados quando o paciente retorna para casa). "Cada uma ensina um tipo de trabalho que sabe fazer bem. Nossa contribuição é encorajá-las, estar sempre em contato para ver como estão se saindo e oferecer ajuda. Tem sido um prazer fazer com que as acompanhantes se sintam úteis. A gente percebe que, enquanto estão aprendendo a fazer esses trabalhos, elas esquecem a tristeza", conclui a voluntária Silvina Santos.

blog QSP.

BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA TERÃO ATÉ DEZEMBRO PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL


O prazo para atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família foi prorrogado até o dia 31 de dezembro. A ampliação em dois meses ocorreu devido à mudança de sistemas do Cadastro Único. Atualmente, mais de 60 mil famílias estão cadastradas no Programa Bolsa Família em Petrolina. Todo trabalho de inclusão das famílias é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) que, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), encaminha pessoas em vulnerabilidade social para fazer parte dos diversos programas disponíveis pelo município.
"É importante destacar que a Prefeitura de Petrolina não promove assistencialismo, o trabalho que fazemos é atender as famílias com os programas sociais. Para tanto, a equipe da Sedest faz todo trabalho de monitoramento das famílias cadastradas encaminhando-as para os programas adequados para suas necessidades e lhes dando oportunidades futuras", explicou a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.
Os documentos exigidos para a atualização cadastral são: RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho, além do comprovante de frequência escolar das crianças, com frequência superior a 85%. Os beneficiários menores de idade deverão levar a Certidão de Nascimento e Declaração Escolar, somente documentos originais.
As listas com os nomes dos cadastrados que deverão atualizar seus dados encontram-se em todos os CRAS (João de Deus, Dom Avelar, Fernando Idalino, São Gonçalo, São Jorge, Izacolândia e Uruás) e na Sedest. O atendimento na Secretaria é de 7h30 às 18h de segunda-feira a quinta-feira e de 7h30 às 14h, na sexta-feira.

blog QSP.

PROFISSIONAIS DO NASF E CRAS PARTICIPAM DE ENCONTRO PARA MELHORIAS DOS ATENDIMENTOS


Visando qualificar a assistência social e da saúde na rede pública do município de Juazeiro, estiveram reunidos nesta quarta-feira (19), no auditório do Centro de Saúde III, profissionais das áreas de Psicologia, Nutrição, Farmácia, Pedagogia e Serviço Social das Secretarias da Saúde (Sesau) e da Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc).
Além de socializar as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Banco de Alimentos e Benefícios Eventuais, o encontro teve como objetivo alinhar as formas de trabalho garantindo de maneira humanizada e qualificada, melhores atendimentos à comunidade.
De acordo com o assistente social, Gilberto Gomes, o município tem avançado no desenvolvimento das políticas públicas sociais e de saúde; sendo necessária a articulação dos profissionais que compõem estas instituições. "A assistência em saúde está relacionada ao social e para que a população tenha serviços mais eficientes, é necessário que o processo de trabalho da rede socioassistencial seja melhorado constantemente. Só assim dentro de uma parceria positiva, poderemos atender as demandas rotineiras daqueles que necessitam", afirmou.
Além de estagiários em Psicologia e Serviço Social da Univasf e Unopar, também participou do evento a diretora Executiva da Seiasc, Márcia Moura Reis, que esclareceu a importância da reunião. "É uma forma de conhecer e entender melhor a atuação de cada um, conquistando parcerias mais resolutivas e agilizando os atendimentos destinados às famílias em vulnerabilidade no município. É direito da comunidade receber os benefícios e estas famílias precisam ser orientadas de forma que facilite o exercício da cidadania. Também é importante oferecer atendimentos mais dignos", informou.
O NASF é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e seus profissionais fortalecem os atendimentos realizados na Atenção Básica (Unidades de Saúde da Família), que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). O CRAS atua como principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

blog QSP.

Casa Aprígio Duarte Filho determina data de audiência pública para prefeito Isaac apresentar relatório de gestão fiscal

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro definiu a data para a realização da audiência pública na qual serão apresentados os relatórios da Seguridade Social e da gestão fiscal do município no período de janeiro a agosto de 2011. A audiência será realizada na próxima quarta-feira (26), às 18h, no Plenário da Casa Aprígio Duarte.
No encontro, que atende a uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, os vereadores e a sociedade terão informações sobre a arrecadação e a aplicação dos recursos que compõem o Orçamento do municipal da equipe técnica da Prefeitura Municipal, sob o comando do secretário da Administração, Fazenda e Finanças, João da Costa.
De acordo com o presidente da Casa, vereador Nilson Barbosa, a realização da prestação de contas em audiência pública atende, também, a uma prerrogativa do poder Legislativo que é fiscalizar as ações do poder Executivo e a aplicação do dinheiro público.



blog do Carlos Brito.

Congresso de Saúde Mental começa hoje em Juazeiro

Juazeiro, deixa de ser a capital da irrigação para transformar-se na capital da saúde de hoje até sábado (22), com a realização do Congresso de Saúde Mental. Serão três dias de intensas discussões, estudos e intercâmbio de informações e experiências durante a realização do 1º Congresso Imip de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco.
O evento acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do Médio São Francisco – Univasf e conta com mais de cem palestrantes de reconhecimento nacional e internacional.
Mesmo a abertura oficial do congresso só acontecendo na noite de hoje, com a aula magna e um coquetel para os congressistas e convidados, as atividades já começam a acontecer na manhã do mesmo dia, com os cursos pré-congresso, e continuam durante os dias 21 e 22.
Procuramos buscar o que há de melhor e mais atual nas áreas de saúde que estarão sendo abordadas durante o congresso, esperamos que ao final alcancemos o objetivo que é difundir o conhecimento científico para a melhoria das praticas de saúde na nossa região”, explica um dos coordenadores do congresso, José Antonio Guimarães Bandeira.
O congresso tem como público alvo estudantes, residentes e profissionais de saúde nas áreas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, cirurgia geral, clínica médica, enfermagem, fisioterapia, serviço social, nutrição, psicologia e farmácia.
Integram a programação do evento palestras, cursos, oficinas, conferências, simpósios satélites, apresentação de trabalhos científicos entre outros.



blog do Carlos Brito.

Greve do IPA pode chegar ao fim hoje

Um assembleia pode decidir pelo fim da greve dos funcionários do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) hoje (20).
Os servidores decretaram greve no último dia 29 de setembro, mas  quebraram o movimento  na tentativa de negociar com o governo. Com a insatisfação surgida da proposta apresentada  pelo estado, de 5% de reajuste, a categoria voltou a cruzar os braços há uma semana.
De acordo com o delegado sindical Osvaldo Cavalcanti (foto) entre os itens cobrados pelos funcionários estão o reajuste salarial para todas as categorias (nível médio, técnico e superior); Revisão e implantação no Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) e paridade no plano de saúde (atualmente o IPA entra com 37% de participação, e os servidores com 63%).


blog do Carlos Brito.

Informações desencontradas sobre a logística do Enem em Petrolina podem colocar em risco a segurança do processo

A poucos dias do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) informações desencontradas sobre a logística da prova podem colocar em risco a segurança do processo.
Coordenadores de aplicação de diferentes locais do Brasil relataram três versões de como as provas sairão da guarda do Exército, onde estão protegidas à espera do exame, e chegarão às escolas para a aplicação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep), responsável pela prova, nega divergências.
A reportagem ouviu nove coordenadores. Segundo o relato de uma professora que vai trabalhar na cidade pernambucana de Petrolina as provas serão retiradas da guarda do Exército pelos coordenadores no sábado, às 7h e ficam sob a responsabilidade deles até as 10h, quando devem estar nas escolas.
“Os chamados ‘chefes de prédio’, responsáveis por coordenar a aplicação dos exames, estão autorizados a retirar todos os cadernos de perguntas que serão usados nas instituições em que vão trabalhar”, conta ela. “Daí em diante, o que cada um faz com as provas, se leva para casa, se deixa no carro, é responsabilidade dele.” São 38 chefes de prédio na cidade.

Foi no município pernambucano que, no ano passado, o vazamento do tema da redação do Enem foi apontado pela Polícia Federal. Dois professores da cidade de Remanso (BA) teriam tido acesso à prova e repassado informações ao filho, que fez o exame em Petrolina. O estudante teve a prova cancelada, mas como o Ministério da Educação considerou o vazamento um “evento isolado”, o exame foi validado.
blog do Carlos Brito.

Prefeitura de Juazeiro e CEF realizam novas assinaturas de contratos do “Minha Casa, Minha Vida”

A exemplo do que ocorreu na manhã de hoje (20), a Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura de Juazeiro (Seiasc) e a Caixa Econômica Federal (CEF) realizam nesta sexta (21), às 8h, na 1ª Igreja Batista de Juazeiro, próximo à Coelba, as assinaturas das novas moradias do Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Ao todo serão 359 beneficiários do Praia do Rodeadouro e 240 do Morada do Salitre, respectivamente.
As listas estão disponíveis no site www.juazeiro.ba.gov.br, nos CRAS, nos Restaurantes Populares, na Casa do Bolsa Família e na Seiasc, situada ao lado da Catedral. Mais informações pelo telefone:            (74) 3612 3076      

blog do Carlos Brito.
ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.