Pages

MOTO-TAXI

MOTO-TAXI

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Oito milhões de vagas serão ofertadas em cursos de educação profissional no país

  O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado pela presidenta Dilma Rousseff ontem (28), tem como meta oferecer 8 milhões de vagas, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação. O programa prevê a ampliação das redes federal e estaduais de educação profissional, pagamento de bolsa formação para trabalhadores e estudantes, aumento das vagas gratuitas em cursos do Sistema S e a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursos técnicos.
As vagas serão oferecidas por instituições públicas e privadas e pelo Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), em cursos presenciais e à distância. Promessa de campanha da presidenta, o programa foi pensado inicialmente como ferramenta para melhorar o ensino médio, ampliando a formação do aluno, em cursos profissionalizantes integrados ao ensino regular. Mas a iniciativa vai incluir também trabalhadores interessados em qualificação profissional.

fonte:blog do Carlos Britto

Prazo para alistamento militar termina hoje

  Termina hoje (29) o prazo para que os jovens que completarão 18 anos até dezembro de 2011 se alistem no serviço militar obrigatório. A documentação exigida para se apresentar é a certidão de nascimento, ou prova equivalente, e duas fotos recentes, tamanho 3×4.
O alistamento militar é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino. A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar é feita pela seleção geral, o que não significa que o pedido será atendido.
No ano passado 1,650 milhão de jovens se alistaram para ingresso nas Forças Armadas nas 5.235 Juntas de Serviço Militar distribuídas por todo o território nacional. A previsão de incorporação para este ano é de 90.646 mil jovens.

fonte:blog do Carlos Britto

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Lixão de Juazeiro será requalificado

   A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) anunciou a liberação de R$ 3,1 milhões para as obras de requalificação do lixão do município de Juazeiro, no norte do estado. A área está localizada às margens da BA-210, próxima à comunidade do Rodeadouro. A requalificação inclui a implantação de uma célula de aterramento para receber novos resíduos sólidos urbanos, além de tratamento e drenagem de chorume e gases.

Fonte: blog jornal folha do São Francisco.

Encontro artístico no Centro de Cultura João Gilberto promove debate sobre depressão entre professores

   A exposição de telas da professora Leide Oliveira, intitulada “Estamira – Além do riso e da dor”, acontece hoje quinta (28) e sexta-feira (29) no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, e explora temas como depressão entre professores.

   No primeiro dia do evento a ideia é acolher professores, gestores e pessoas interessadas no tema “Docência: uma profissão de risco?” para promover um debate com especialistas das áreas da saúde mental e do direito.
   Na sexta, será inaugurada a exposição das telas e apresentada ao público uma “performance” de título “Misantropo”, trazendo ainda os enquadramentos do fotógrafo Cixto Filho, que compôs um ensaio dos momentos em que a autora da exposição deu lugar à figura de pintora. O evento estará disponível até o dia 13 de maio.

Fonte: blog do Carlos Brito.

Vapor do Vinho será lançado esta semana em Juazeiro

   Um agradável passeio pelo rio São Francisco, frutas frescas entre os petiscos servidos a bordo, uma ida ao lago de Sobradinho (o segundo maior construído no mundo) e, para finalizar, visita a uma fazenda produtora de uvas e a degustação de vinhos e espumantes produzidos no sertão baiano. Essa “delícia” de roteiro será lançada oficialmente neste sábado, 30, no norte do estado, com o apoio do Sebrae.

   O passeio chamado de Vapor do Vinho, uma referência às primeiras embarcações que navegaram pelo Rio São Francisco impulsionadas a vapor, é a aposta da vinícola Ouro Verde, localizada na cidade de Casa Nova, para incrementar o enoturismo em plena caatinga. Há quase três anos, a vinícola abriu as portas para os turistas conhecerem o processo de produção irrigada de uvas e a fabricação de vinhos, brandy e espumantes. A proposta de desenvolvimento da atividade ganhou a parceria do governo do estado, através da Bahiatursa e o apoio de instituições como o Sebrae.
   O próprio governador Jaques Wagner deve estar presente entre os convidados para o lançamento oficial do passeio, que sai de Juazeiro, via terrestre, passando por Petrolina, seguindo até um atracadouro perto da barragem de Sobradinho, onde os visitantes entram numa embarcação de dois andares e vão conhecer a eclusagem, uma espécie de elevador que deixa embarcações à montante num nível quase 30 metros mais alto até que possam seguir viagem pelo lago.
   A viagem segue de barco até parar numa fazenda, momento em que os turistas poderão chegar bem perto dos parreirais e conhecer as variedades das uvas que são usadas para a fabricação das bebidas. O processo desde a colheita das frutas até o engarrafamento vai ser apresentado aos visitantes que, no fim do tour, ainda fazem degustação do que é fabricado e ouvem dicas de especialistas sobre como harmonizar bebidas com alguns pratos regionais. Por mês, a vinícola recebe uma média de mil e trezentos turistas. “Com o Vapor do Vinho, esperamos dobrar esse número, brevemente”, aposta o diretor, Eurico Benedetti.

Fonte: blog do Geraldo José.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Kits-atleta para 26ª Meia Maratona Tiradentes serão entregues nesta sexta-feira (29)

   A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) informa que na próxima sexta-feira (29), os atletas inscritos na 26ª Meia Maratona Tiradentes receberão os kits-atleta, contendo número, camiseta e senhas, das 8 às 19h, no Estádio Adauto Moraes. A prova acontecerá dia 30 de abril (sábado), com largada às 16h do distrito de Carnaíba do Sertão e chegada na orla da cidade. No mesmo dia também acontece a Mini-maratona (corrida de 5km), com largada em frente ao SESI.

   A Meia Maratona faz parte do calendário esportivo do nordeste e atrai grandes atletas, amantes e admiradores da modalidade, pessoas que buscam no esporte uma melhor qualidade de vida e lazer. Para estes participantes e o público em geral toda uma estrutura está sendo montada para garantir a segurança e conforto necessários. Órgãos parceiros como Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, garantirão ambulâncias de plantão, e policiamento ostensivo em todo o percurso.

Fomte: blog do Geraldo José.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Juazeiro vai receber a 9ª Plenária do PPA Participativo

   A cidade de Juazeiro vai receber, no próximo dia 28, a 9ª Plenária do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, que está sendo realizada pela Secretaria do Planejamento (Seplan) nos 26 Territórios de Identidade do Estado. A consulta pública no Território do Sertão do São Francisco será realizada no Colégio Modelo, a partir das 8 horas, e articulada pelas equipes das secretarias de Cultura (Secult) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

   Com o resultado das consultas públicas realizada nos 26 territorios de Identidade será elaborada a proposta final do PPA 2012-2015 do Governo do Estado. O PPA é o planejamento do Governo do Estado, onde são definidos os objetivos, as diretrizes e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais. Com este documento, o Governo do Estado estabelece as prioridades e fica sabendo como gastar melhor os recursos públicos.
   Além das Plenárias Territoriais, o cidadão baiano também pode participar do PPA Participativo pelo site www.ppaparticipativo.ba.gov.br; telefone da Ouvidoria, nos SACs e nos Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) espalhados estrategicamente em todo o Estado. Entre os temas de discussão do PPA Participativo estão: o plano estratégico de longo prazo, o Bahia 2023; o cenário econômico para os próximos anos; e a matriz temática do PPA-P 2012-2015.
   De acordo com o cronograma do Governo, as Plenárias Territoriais começaram dia 5, em Feira de Santana e terminam dia 27 de maio na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Durante todo este período, os 26 Territórios de Identidade serão visitados pelo conjunto de Secretarias do Estado. As próximas plenárias serão nos Territórios do Piemonte da Diamantina. Vitória da Conquista, Vale do Jequiriçá, Extremo Sul, Litoral Sul, Itapetinga, Baixo Sul, Sertão Produtivo, Chapada Diamantina, Piemonte Itapicuru, Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, Irecê, Bacia do Jacuipe, Itaparica, Semiárido Nordeste II, Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador.

Fonte: blog do Geraldo José.

Tiradentinhos é realizada com sucesso mais uma vez em Juazeiro

   A 9ª edição da corrida Tiradentinhos animou Juazeiro na manhã da última quinta-feira (21). Crianças, pais e moradores do bairro Santo Antônio acordaram mais cedo, colocaram o tênis, a roupa esportiva e foram às ruas prestigiar o evento, que homenageou o Mártir da Independência. Os 340 competidores de 7 a 17 anos, divididos em 4 categorias, fizeram bonito e encararam a disputa como gente grande. Todos receberam medalhas de participação e os primeiros colocados brindes e troféus. Após as baterias, os pequenos atletas receberam um lanche leve, composto de frutas e muito líquido.
   Além de promover um momento de lazer, entretenimento e socialização através do esporte, a corrida Tiradentinhos está se tornando o início de um sonho para algumas crianças, como é o caso de Erivânia Pereira da Silva, de 10 anos, moradora do Flamengo. Segundo a mãe, a senhora Edna Bonfim da Silva, a garota treina diariamente e chega a chorar no dia que não pode cumprir o percurso.
   Erivânia se destacou. Na prova de 800 metros tirou o primeiro lugar. “Estou muito feliz de ter participado e vencido. Eu me esforço muito, treino sempre que posso e sonho em um dia ser uma grande atleta. Poder participar da Tiradentinhos foi muito importante para mim, pois é a primeira competição que participo e já me deu uma noção de como é um evento como esse”, revelou. Natan dos Santos Rocha, de 7 anos, morador do bairro Piranga, também competiu pela primeira vez e ficou com o terceiro lugar. “Eu vim para correr e ganhar o prêmio. Tive vontade de participar e pedi ao meu pai que me trouxe aqui hoje, junto com os meus irmãos. Foi muito bom”, garantiu.
   Para o gerente de Esportes do município, Gilberto Pacheco, a 9ª edição da prova foi um sucesso. “Saiu tudo como esperado. A participação das crianças, dos pais e da comunidade foi bastante positiva. Esse já é um evento tradicional, que nós procuramos realizar com muito carinho. A Associação de Moradores tem papel fundamental nessa corrida e na oportunidade aproveitamos para agradecer a parceria e a confiança. Dia 30 vamos realizar a 26ª Meia Maratona Tiradentes e podemos dizer que esse já foi um aquecimento”, relatou.

Fonte: blog do Geraldo José.

Campanha contra Gripe é iniciada em Juazeiro

   Secretaria de Saúde de Juazeiro começou nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra gripe no município. Além dos idosos (população de 60 anos e mais), a vacina vai contemplar todos os trabalhadores de saúde dos setores públicos e privados, crianças na faixa etária de 6 meses a menor de 2 anos, gestantes e indígenas. Todas as Unidades de Saúde da Família (USF) já estão oferecendo gratuitamente a vacina contra a gripe comum, que este ano também vai beneficiar os grupos contra a Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. Na zona urbana, a imunização está sendo ofertada das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 7h30 às 13h.
   Para receber a vacina, o usuário deve levar à unidade a carteira de vacinação. Além das Unidades de Saúde, os profissionais também estarão vacinando em escolas, hospitais e ilhas, com o apoio da Marinha. A meta é imunizar no mínimo 80% de todos os grupos. Juazeiro possui uma média de 16,8 mil idosos, 3,1 mil profissionais de saúde, 4,9 mil gestantes e 5,8 mil crianças menores de 2 anos. A Campanha será encerrada dia 13 de maio e o dia D realizado em 30 de abril com postos volantes na praça da Misericórdia, G Barbosa, Águas Center e Lojas Americanas. Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde de Juazeiro, Mário Machado, a vacina não possui riscos, e deve ser evitada apenas por aqueles que têm alergia severa a ovo.

Fonte: blog do Geraldo José.

Mercado do Produtor terá mutirão de limpeza uma vez por mês

   A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) informa que a partir de 29 de abril o Mercado do Produtor de Juazeiro será fechado na última sexta-feira de cada mês, das 9h às 17h, para serviços de manutenção e limpeza geral. À medida visa garantir um ambiente mais limpo e adequado para a comercialização de alimentos. A administração do Mercado já reforçou o serviço de limpeza aumentando o quadro de funcionários do local. O trabalho que antes era executado por 12 servidores passou a ser realizado por 20 pessoas diariamente.

   De acordo com o titular da SEADRUMA, Agnaldo Meira, de segunda a sexta são retiradas em média, 110 toneladas de lixo de todo o mercado. “Além dos funcionários que varrem e coletam o lixo, para melhor execução do serviço, nós disponibilizamos um carro coletor e um poliguindaste que retira os resíduos depositados nos contêineres distribuídos pelo entreposto”, informou, destacando que a manutenção geral que será realizada mensalmente é mais que necessária. “Durante esse dia o entreposto será lavado e as manutenções hidráulica, elétrica e estrutural, que não podem ser realizadas devido à circulação de pessoas e veículos serão efetivadas”, concluiu.

Fonte: blog do Geraldo José.

SEADRUMA realiza seminário em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga

   Com o objetivo de celebrar os treze anos em que se comemora o Dia Nacional da Caatinga, a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) de Juazeiro irá realizar nesta quinta-feira (28), das 8h às 12h30, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o seminário “Reflexões, Experiências e Desafios da Sustentabilidade da Caatinga”.

   De acordo com a coordenação do evento, o seminário pretende possibilitar a democratização de informações do Programa de Monitoramento do Bioma Caatinga e da proposta de criação do Parque Nacional Boqueirão da Onça, bem como “mobilizar e sensibilizar pessoas e instituições governamentais e não-governamentais sobre a necessidade de potencializar atividades, projetos e programas que promovam tecnologias apropriadas à convivência com o semiárido”, destacou Ademir Fernandes do núcleo de projetos da SEADRUMA e coordenado do evento.
   O evento que é uma realização da SEADRUMA; UNIVASF; UNEB; com parceria da Embrapa Semiárido; IRPAA; CENAP e ICMBio; e será direcionado à representantes de secretarias e conselhos municipais de educação, saúde e meio ambiente; ONGs; entidades de classe; lideranças sindicais; comunitários e movimentos sociais; fóruns e redes sociais; escolas e universidades. As inscrições são abertas e gratuitas ao público.
 
Fonte: blog do Geraldo José.

Hospital Regional de Juazeiro lembra Dia de Combate a Hipertensão

   Nesta terça-feira, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, o Hospital Regional de Juazeiro irá realizar no pátio central da unidade, das 8h às 12h, atividades para lembrar a data. Profissionais da unidade hospitalar, que integra a rede estadual de saúde sob a gestão do IMIP, irão orientar os usuários sobre a importância do controle da hipertensão arterial e dos malefícios da mesma. Também será realizada aferição de pressão e orientação nutricional. A atividade contará com o apoio do Hemoba, que participa do evento informando sobre doação de sangue

Fonte: blog do Geraldo José.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cuidadores participam de Oficina no Hospital Regional de Juazeiro

   O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) deu início esta semana a 1ª Oficina para Cuidadores do Programa de Internação Domiciliar (ID). Familiares que atuam em parceria com a equipe da ID cuidando de pacientes que recebem assistência em casa, estão recebendo orientação sobre diversos temas. A programação acontece até o final do mês. Realizado pela coordenação de Serviço Social do HRJ em parceria com os estudantes de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), a oficina aborda os seguintes temas: Cuidados com higiene corporal e bucal; Úlcera de pressão; Fisiologia do Envelhecimento; Cuidados com Medicação; Sondas vesicais; entre outros.

   A iniciativa de promover o curso foi motivada pela necessidade de trabalhar com o cuidador a fim de amenizar o desgaste físico e emocional ocasionados pelo adoecimento de um membro da família. A oficina contribui para informar e conscientizar sobre a importância do bem-estar físico, psicológico e social da família pelo paciente. Implantada a pouco mais de um ano no HRJ, a ID foi criada pela Secretaria de Saúde da Bahia, para atender pacientes cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos pela modalidade ambulatorial, mas que possam ser mantidos em casa, com acompanhamento regular de uma equipe multiprofissional.
   Atualmente 29 pacientes de Juazeiro são atendidos em casa pela equipe multidisciplinar da ID, que é formada por médico, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo e técnicos de enfermagem. Além da equipe básica, dentro do hospital os profissionais de farmácia e nutrição formam a equipe matricial de apoio.

Fonte: blog do Geraldo José.

Inscrições para 26ª Meia Maratona Tiradentes se encerram na próxima segunda-feira (18)

   A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) informa que o prazo de inscrições para a 26ª Meia Maratona Tiradentes está encerrando. Os interessados devem procurar a gerência de esportes até a próxima segunda-feira (18), das 8 às 18h, e os atletas de outros municípios deverão realizar o depósito identificado até a data estipulada. O formulário para inscrição pode ser encontrado no site da prefeitura (www.juazeiro.ba.gov.br), bem como demais informações sobre regulamento da Meia Maratona e da Mini Maratona.

   O evento faz parte do calendário oficial esportivo de Juazeiro e tem como finalidade promover a prática do atletismo, interação cultural e turística, visto que muitos atletas de outras regiões e estados participam do evento. Este ano a Meia Maratona, de 21,1 Km, acontecerá dia 30 de abril, com saída às 16h do distrito de Carnaíba do Sertão. A Mini Maratona (corrida de 5 km, para atletas de ambos os sexos, a partir dos 14 anos) que também acontece na mesma data, tem saída às 16h do SESI. O evento é uma promoção da Prefeitura de Juazeiro e acontece com permissão e arbitragem da Federação Baiana de Atletismo.
   O valor da inscrição é de R$ 10,00 para atletas de Juazeiro e Petrolina, e R$ 25,00 para atletas de outras cidades. A gerência de Esportes fica localizada no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, bairro Novo Encontro. A SEDUC também informa que não haverá reembolso do valor da inscrição por desistência, e que os kits contendo número, camiseta e senhas serão entregues dia 29 de abril (sexta-feira), no Estádio Adauto Moraes, das 8 às 19h.

Fonte: blog do Geraldo José.

Comunidade participa de atividades físicas para controle da hipertensão e diabetes em Juazeiro

   Muitos pacientes hipertensos, diabéticos e idosos do bairro Santo Antônio participaram de mais um aula de ginástica oferecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde com o objetivo de garantir uma vida saudável e de qualidade para a comunidade. A aula aconteceu nesta terça-feira (12), no Centro de Cultura. O educador físico Nivaldo Júnior realizou as atividades ao ar livre, de forma diferente e descontraída.

   A aluna Otavina Matias dos Santos, 74 anos, falou animada sobre a oportunidade. “Estou achando tudo maravilhoso. Pela primeira vez vejo a prefeitura disponibilizar atividades em locais próximos. Não encontro dificuldades de ir para as aulas e já estou me sentido bem melhor. Sou hipertensa e diabética e é importante fazer exercícios”, afirmou. As inscrições continuam para completar a formação das turmas dos bairros Tabuleiro, Antônio Guilhermino, João Paulo II e Jardim Flórida. Os pacientes interessados devem se dirigir as Unidades de Saúde destes locais para efetuarem a inscrição, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As aulas estão previstas para serem retomadas em maio deste ano.
   “Estou adorando as aulas e minha rotina diária já está diferente. Sou hipertensa e tenho certeza que as atividades vão melhorar minha saúde e controlar a pressão. É bom estar sempre se movimentando, pois nos sentimos mais fortes e com menos dores no corpo”, registrou satisfeita a costureira Dulce Dias, 63 anos. A ação está sendo desenvolvida desde o ano passado pelo Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom), através do Projeto Tenda de Promoção à Saúde e da Coordenação do Projeto de Atividades Físicas do Município para Hipertensos e Diabéticos (Projeto Mover).

Fonte: blog do Geraldo José.

Formação capacita Merendeiras e ASGs em Juazeiro

   Dando continuidade à política de Formação Continuada para todos os níveis, a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), através do Núcleo de Alimentação Escolar, realizou nesta quarta-feira (13) mais uma etapa para Merendeiras e Auxiliares de Serviços Gerais (ASG). A primeira formação do ano para a classe abordou temas como novo cardápio, plano de limpeza para escolas e dicas para reconhecimento de medidas sem balança. Na ocasião todos os participantes também receberam novos aventais.

   As formações buscam capacitar todos os profissionais envolvidos com a educação municipal, e há dois anos vêm sendo realizadas com as merendeiras e ASGs visando melhorar a qualidade da distribuição e preparo da merenda escolar. Em outras ocasiões estes mesmos profissionais já receberam orientações de agentes de vigilância sanitária, psicólogos, além de nutricionistas. Temas como noções básicas de higiene, conduta com alimentos e orientações para distribuição também já foram discutidos em eventos como esse.
   Segundo o titular da pasta, Plínio Amorim, a educação se faz com um conjunto de fatores relevantes e o programa alimentar faz parte dessa lista. “Bem ou mau a merenda escolar ainda é um motivador para que o aluno freqüente a escola. É importante que esse serviço, bem como todos os outros, tenham uma boa qualidade para que possamos garantir condições adequadas de aprendizagem para o aluno. A forma de melhorar isso é capacitando e informando”, afirmou o secretário.

Fonte: blog do Geraldo José.

Obra da Avenida da Estação em Piranga está em andamento

   A obra de drenagem e recuperação da pavimentação da Avenida da Estação, localizada no bairro Piranga, iniciada mês passado, segue com os trabalhos de assentamento de manilhas, como parte do sistema de drenagem do local. Já foram colocadas mais de 200 manilhas, e se o tempo estiar até sexta-feira (15), serão colocadas mais 50, além de instaladas “bocas de lobo” para a captação da água.

   Segundo os técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), as manilhas são necessárias para direcionar a água para o canal Malhada que passa pelo bairro. O engenheiro responsável pela obra, Marcos Padilha, explicou que a obra esta com um certo atraso em virtude do tempo chuvoso na região. “O problema está sendo resolvido com a utilização de um motor-bomba para retirada da água da chuva. Quanto ao material para execução da pavimentação o mesmo já foi enviado ao nosso laboratório de solos e atende a todas às especificações previstas pelo DNIT”, explicou Marcos Padilha.
   Após a efetivação do serviço de drenagem, será executada a substituição da pavimentação no trecho entre o Posto Vip e Amorim Metais. Para tanto, será construída uma nova base e, sobre ela, placas de concreto armado serão instaladas. “Sabemos dos contratempos que uma obra causa para a população, mas pedimos a compreensão de todos, porque não se pode iniciar a pavimentação do local enquanto estiver chovendo, pois perderemos todo o material. Se colocarmos a pavimentação com a chuva, daqui a seis meses o asfalto vai ceder novamente, e o SAAE não quer comprometer o nível de qualidade exigida para a obra”, observou o engenheiro do órgão, José de Oliveira.

Fonte: blog do Geraldo José.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Barreiras e Juazeiro receberão plenárias do PPA Participativo articuladas pela Setre

   As plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), dias 16 em Barreiras e 28 em Juazeiro serão organizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), que coordena o PPA no Estado, e a Secretaria de Cultura, no encontro em Juazeiro.

   Nas duas audiências públicas são aguardados 24 municípios integrantes dos Territórios de Identidade Oeste Baiano e Sertão do São Francisco. “Ouviremos as necessidades, os problemas e as sugestões dos mais variados segmentos sociais, dando prosseguimento a uma relação democrática já existente entre o Governo do Estado e a sociedade”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos.
   A expectativa é que no dia 16, em Barreiras, compareçam os representantes dos municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luiz Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Nebes, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.
   E, dia 28, em Juazeiro, estejam os de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

Fonte: blog jornal folha do São Francisco.

Juazeiro entrega cadastros finais do Minha Casa Minha Vida a Caixa Econômica Federal

   Segunda feira, dia 11, a Prefeitura de Juazeiro, representada pelo gerente de Desenvolvimento Econômico e Social, Josinaldo Cícero da Silva (Naldinho) e pela Assistente Social, Ana Célia Marinho, ambos da Seiasc, estiveram na Superintendência da Regional Norte da Caixa Econômica Federal em Feira de Santana, para a entrega final dos 3 mil cadastros selecionados do Programa Minha Casa, Minha Vida, referentes as 2500 casas que contemplam o município.

   Os representantes foram recebidos pelo gerente de atendimento pessoa jurídica pública da Caixa, João Raimundo Cunha Peixoto que informou que no prazo de 15 a 20 dias será dado um parecer a Prefeitura sobre os documentos apresentados. “Com a entrega desses documentos, o município cumpre todas as etapas neste processo e agora aguardamos ansiosos para que a Caixa possa divulgar e convocar o quanto antes as famílias”, expressou Josinaldo Cícero.
   As unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” estão divididas em 02 residenciais. No Dom Jose Rodrigues, o residencial contempla 1500 casas, com apartamentos de 43,27 metros quadrados e Vilages de até 44 m², distribuída em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A área externa do residencial oferece espaço de lazer com 3 parques infantis, 3 campos de futebol e 3 quiosques cobertos.
   Já no Parque Residencial, as mil residências apresentam Vilages com área de 43 metros quadrados, com a mesma divisão de ambientes, e área de lazer com 2 campos de futebol, 2 quiosques com 100m², 3 parques infantis e ciclovia. Ambos os residenciais serão entregues com infraestrutura completa com fornecimento de água, energia elétrica, telefone e calçamento. Cada unidade habitacional custou, em média, R$ 34 mil. Valor que terá forte subsídio do Governo Federal e custará às famílias apenas 120 prestações (10 anos) no valor mínimo de R$ 50.

Fonte: blog do Geraldo José.

Exposição quer levar arte para as escolas

   Imagens do Rio São Francisco, da ponte Presidente Dutra, travessia das barcas, ribeirinhos. Em contraposição, máscaras coloridas suspensas. Este é o cenário das Exposições “Navegando pelo Velho Chico” e “Máscaras”, abertas à visitação até a próxima sexta-feira (15/04), no Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro-BA.

   Promovida pelo curso de Licenciatura em Artes Visuais, do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), as exposições são resultados da experimentação sobre o processo artístico feitos pelos alunos, que já exercem atividades docentes na rede municipal das cidades de Juazeiro, Curaçá, Sento Sé, Pindobaçú, Campo Formoso, Casa Nova e Saúde.
   A exposição é aberta à visitação pública no horário das 8h até 22h, no andar térreo do prédio do Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, situado na Av. Edgard Chastinet, s/n, São Geraldo.

Fonte: blog do Geraldo José.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Juazeiro irá sediar plenárias do PPA Participativo ainda este mês

   As plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) na Bahia, dias 16 em Barreiras e 28 em Juazeiro, serão organizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), que coordena o PPA no Estado, e a Secretaria de Cultura, no encontro em Juazeiro.

   Nas duas audiências públicas são aguardados 24 municípios integrantes dos Territórios de Identidade Oeste Baiano e Sertão do São Francisco. A expectativa é que no dia 28, em Juazeiro, compareçam os representantes de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.
   O objetivo é elaborar o planejamento de médio prazo com diretrizes estratégicas detalhadas nas Leis Orçamentárias Anuais (Loas). Diversos canais de atendimento vão viabilizar a participação popular que, por meio das plenárias, será dividida em grupos de núcleos temáticos, colocando em pauta suas necessidades, problemas e sugestões. Ao final dos encontros, cada eixo estruturante deve apresentar 15 propostas.

Fonte: blog do Carlos Brito.

Univasf abre seleção simplificada para professores substitutos

   A Univasf lançou sexta-feira (8) edital para seleção de professores substitutos para os campi de Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI). As inscrições abrem na próxima segunda-feira, 11 de abril e vão até dia 17 de abril, exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 40,00.

   Os candidatos serão submetidos à prova didática e à avaliação de títulos, previstas para os dias 28 e 29 deste mês. São 9 vagas para início imediato, com prazos de 6 meses a 1 ano de contrato. O edital e respectivos anexos estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.concurso.univasf.edu.br/.

Fonte: blog do Geraldo José.

Prefeitura de Juazeiro fortalece combate a dengue no interior

   Mais uma mobilização contra a dengue foi promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, no interior, no último sábado (09). Pela primeira vez em Massaroca, o bloco Papa Mosquitos percorreu as ruas da localidade em mais um carnaval da saúde contra a doença. O bloco foi comandado por foliões da Equipe de Saúde da Família, agentes de endemias e do Necom, profissionais da Secretaria de Serviços Públicos, estudantes da Escola Atanilha Luz Araújo, jovens da igreja católica do distrito, equipe da Moscamed e comunidade.

   Mais de 200 residências receberam a visita dos foliões da saúde. A dona de casa, Josimeire Gomes da Silva, 36 anos, comentou que sempre deixa os agentes de endemias entrarem em sua casa. “A dengue é perigosa. Tem que prevenir. Na minha família ninguém teve a doença, pois realizamos todos os cuidados orientados pelos profissionais”, frisou.
   A coordenadora da Atenção Básica, Ianni de Almeida, falou da importância do trabalho. “É uma forma divertida e diferente que encontramos para alertar a sociedade sobre a dengue. A maioria dos focos do Aedes aegypti encontra-se nos domicílios e por isso é necessário que cada pessoa fique atenta para não deixar que se formem larvas do mosquito em água parada. Outro fator que nos preocupou foi o aumento do índice de infestação da dengue na região, sendo necessário fazer um trabalho educativo forte”, explicou.
   De janeiro a março de 2010, o índice na localidade estava em torno de 5,7%, aumentando em 2011, no mesmo período, para 10,7%. Até a última sexta (08/04), segundo a Diretoria de Vigilância, 74 casos foram notificados, sendo 37 confirmados (36 de dengue clássica e 1 com complicações).

Fonte: blog do Geraldo José.

Abertas inscrições para o curso Pré-vestibular de Juazeiro

   Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que dá acesso ao Curso Pré-vestibular oferecido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC). São 300 vagas para alunos que concluíram, ou que estão cursando o último ano do ensino médio, independente da idade, na rede pública de ensino ou particular (desde que bolsista integral). O período de inscrição para os candidatos é de 11 a 15 de abril, e os interessados deverão procurar o Colégio Municipal Paulo VI, das 19 às 21h30.

   A classificação acontecerá por currículo escolar (levando-se em consideração a média aritmética obtida, no ensino médio, em português e matemática) em ordem decrescente até o número de vagas. Os candidatos deverão preencher gratuitamente um formulário de inscrição, e apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade; histórico escolar; comprovante de residência; e para alunos da rede privada (declaração da escola atestando que o mesmo é beneficiário de bolsa integral. Esta declaração deve conter o CNPJ da instituição de ensino, carimbo e assinatura do responsável).
   O curso pré-vestibular tem como objetivo proporcionar uma educação complementar de qualidade aos alunos de baixa renda que não tem oportunidade de se prepararem para o ingresso em instituições de ensino superior. Confira mais informações no edital: Edital

Fonte: blog do Geraldo José.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Juazeiro é sede da 7ª edição do Prepare-se: Inscrições abertas

   Estão abertas, até o dia 15 de abril, as inscrições para o Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria - Prepare-se. O Programa é direcionado aos servidores públicos do Estado em vias de se aposentar, residentes na região de Juazeiro, e tem como objetivo disseminar a cultura previdenciária no Estado e orientar os servidores sobre os seus direitos e deveres em relação à previdência.
   Criado para valorizar o servidor público estadual, o Prepare-se é promovido pela Secretaria de Administração - SAEB, através da Superintendência de Previdência – SUPREV. Ao todo, já foram realizadas seis edições do Prepare-se, com participação de mais de 700 pessoas. Por meio de parceria firmada com a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o evento acontecerá em Juazeiro, nos dias 03, 04 e 05 de maio, no auditório do Campus III da Universidade.
   Estão sendo oferecidas 100 (cem) vagas. As inscrições podem ser feitas através do portal do servidor ou na unidade do Centro de Atendimento Previdenciário - Ceprev, situada no SAC. Cada servidor poderá indicar um familiar para também participar do evento. Somente é permitida a inscrição de servidores com mais de 69 anos ou que já tenham adquirido os requisitos para a aposentadoria voluntária.

Fonte: blog do Geraldo José.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto Rebuliço Cultural será lançado neste sábado

   Juazeiro ganhará mais uma opção de entretenimento com o Projeto “Rebuliço Cultural”, cujo principal objetivo é valorizar a cena artística independente oferecendo mensalmente arte de qualidade e gratuita à população. O projeto é uma iniciativa de “Natureza Produções” e conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc). A programação inclui música, feira de artes, poesia e encontros artísticos. O lançamento será neste sábado (9), a partir das 17 horas, na Praça da Catedral.

Fonte: blog do Geraldo José.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Juazeiro abrirá inscrições para pré-vestibular gratuito na próxima segunda

  
 As inscrições para o processo seletivo para o Curso Pré-vestibular oferecido por Juazeiro estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (11) e seguirão até 15 de abril, das 19 às 21h30, no Colégio Municipal Paulo VI. Ao todo são 300 vagas para alunos que tenham concluído, ou que estão cursando o último ano do ensino médio, independente da idade, na rede pública de ensino ou particular (desde que bolsista integral).

   O curso pré-vestibular tem como objetivo proporcionar uma educação complementar de qualidade aos alunos de baixa renda que não têm oportunidade de se preparar para o ingresso em instituições de ensino superior
   A classificação acontecerá por currículo escolar (levando-se em consideração a média aritmética obtida, no ensino médio, em português e matemática) em ordem decrescente até o número de vagas. Os interessados deverão preencher gratuitamente o formulário de inscrição, e apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade; histórico escolar; comprovante de residência; e para alunos da rede privada (declaração da escola atestando que o mesmo é beneficiário de bolsa integral. Esta declaração deve conter o CNPJ da instituição de ensino, carimbo e assinatura do responsável).

Fonte: blog do Carlos Brito.

Diocese de Juazeiro realiza Caminha da Penitência 2011

   A Diocese de Juazeiro vai realizar no próximo sábado (09) mais uma edição da Caminhada da Penitência. Dessa vez o objetivo é refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2011 e estimular a vivência da Quaresma. O evento vai se iniciar na Comunidade São Geraldo, no bairro São Geraldo ao lado da Faculdade de Agronomia, às 18h. A conclusão será na Catedral Nossa Senhora das Grotas, no centro.

   A caminhada, que todos os anos agrega centenas de católicos pelas ruas de Juazeiro, dessa vez terá o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O lema será “A criação geme em dores de parto” (Rm8,22). Todo o percurso será animado por um grupo musical católico em um mini trio elétrico. Durante o percurso da Caminhada da Penitência será desenvolvida a Via-Sacra.
   Os fiéis também terão momentos de paradas em algumas igrejas, para rezar e refletir sobre a defesa da vida no planeta. A primeira parada será na igreja católica São Pedro, do bairro Novo Encontro. Uma segunda pausa na Caminhada será feita na Igreja Santa Maria Goretti. A caminhada deve reunir 1.500 pessoas nesta edição.

Fonte: blog do Geraldo José.

MITONHO VARGAS EXIGE COMPORTAMENTO ÉTICO DO COLEGA JOSÉ CARLOS MEDEIROS

   O vereador Mitonho Vargas (PT) exigiu mais seriedade da oposição nas denúncias contra o governo Isaac Carvalho (PCdoB). “Acho que seria redundante se tivesse que lembrar as denúncias da oposição nos últimos dois anos. Ai veio na minha mente, escritório de advocacia, veredicto: caso encerrado. Compra de bicicleta, veredicto: caso encerrado. Água para o interior, veredicto: caso encerrado. E agora mais um. Vamos ter ética, tratar as coisas com seriedade. Não se pode brincar nessa instituição de fofoquinha, com atitudes infantis vereador José Carlos Medeiros”.

   “Quem não tem ética e ataca seus próprios colegas nem deveria estar nessa Casa. Vossa Excelência, José Carlos Medeiros, foi com um assessor na residência de um amigo e seus familiares, que sempre estiveram ao meu lado, falar mal da minha pessoa. Tenha ética vereador, porque eu nunca fui na sua comunidade falar da sua pessoa, nem mesmo na sua ausência. Essa falta de ética me irrita”, desabafou Mitonho Vargas.

Fonte: blog do Geraldo José.

Curso de sedação e analgesia é ministrado no Hospital Regional de Juazeiro

   Na última sexta-feira, o médico Jener Guerra de Macedo, coordenador da Unidade Semi-Intensiva do Hospital Geral Roberto Santos e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Antonio, em Salvador, ministrou um curso sobre Sedação e Analgesia em Pacientes Críticos no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ).

   O curso, realizado no auditório do HRJ, contou com a participação de médicos da unidade e de outros hospitais, de estudantes de medicina, enfermeiros e fisioterapeutas. “Neste curso aula a gente fala sobre sedação e analgesia nos pacientes internados na terapia intensiva e como a boa qualidade de assistência pode modificar seu prognóstico”, destacou Guerra, que possui especialização em Terapia Intensiva.
   Para o diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antonio Bandeira, cursos deste tipo contribuem com a qualificação dos serviços médicos na região.

Fonte: blog do Geraldo José.


Mercado do Produtor terá mutirão de limpeza uma vez por mês

   A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) informa que a partir de 29 de abril, o Mercado do Produtor de Juazeiro será fechado na última sexta-feira de cada mês, das 9h às 17h, para serviços de manutenção e limpeza geral. A medida visa garantir um ambiente mais limpo e adequado para a comercialização de alimentos. A administração do Mercado já reforçou o serviço de limpeza aumentando o quadro de funcionários do local. O trabalho que antes era executado por 12 servidores passou a ser realizado por 20 pessoas diariamente.

   De acordo com o titular da SEADRUMA, Agnaldo Meira, de segunda a sexta são retiradas em média, 110 toneladas de lixo de todo o mercado. “Além dos funcionários que varrem e coletam o lixo, para melhor execução do serviço, nós disponibilizamos um carro coletor e um poliguindaste que retira os resíduos depositados nos contêineres distribuídos pelo entreposto”, informou, destacando que a manutenção geral que será realizada mensalmente é mais que necessária. “Durante esse dia o entreposto será lavado e as manutenções hidráulica, elétrica e estrutural, que não podem ser realizadas devido à circulação de pessoas e veículos serão efetivadas”, concluiu.

Fonte: blog do Geraldo José.

Prefeitura festeja Dia Mundial da Saúde com alertas sobre as DST/HIV/AIDS

   Para comemorar o Dia Mundial da Saúde, lembrado neste dia 7 de abril, a Secretaria de Saúde de Juazeiro vai promover ações educativas sobre as DST/HIV/AIDS e hepatites virais para as mulheres, nesta quinta-feira, no Centro de Saúde III, das 9h às 13h. O momento fará homenagens também à comunidade feminina, dando continuidade às festividades que marcaram o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
   Durante a manhã serão promovidas palestras educativas e de reflexão referentes a saúde da mulher e prevenção da DST, além da oferta gratuita de testes rápidos para detecção do HIV e hepatite C. A comemoração vai contar ainda com vários momentos lúdicos e de acolhimento ao público feminino, através de música, dinâmicas, distribuição de rosas e sorteio de brindes. O evento será realizado pela equipe do Centro de Informações em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do município (CIDHA). De acordo com dados do CIDHA, de 1987 a 2010, foram notificados 177 casos de AIDS em mulheres, sendo 115 em Juazeiro e 62 de outros municípios. A faixa etária de maior incidência é de 20 a 34 anos, seguida de 35 a 49 anos, e a categoria de maior exposição ao problema é a heterossexual.


PROGRAMAÇÃO


09h00minh a 09h05minh - Acolhimento


Distribuição de rosas


Freqüência


Música


09h05minh a 09h20minh - Apresentação


· Dia da Mulher


· Justificativa/ Objetivos


09h20minh a 09h35minh - Dinâmica do sexo seguro


09h35minh a 09h50minh - Anatomia da Mulher


09h50minh a 10h20minh


· Explanação DST


· Vantagens do uso do preservativo feminino


10h20minh a 10h30minh


Sorteio de brindes


Distribuição da cartilha – Direitos da Mulher


Lanche


10h30minh a 13h00minh


Teste Rápido para detecção anticorpo anti - HIV - TRD

Fonte: blog do Geraldo José.

Prorrogadas as inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos

   A Secretaria de Educação do Estado da Bahia prorrogou o prazo para inscrições no curso pré-vestibular Universidade para Todos. Os interessados têm até o dia 10 de abril para realizar a inscrição, através do site www.educacao.ba.gov.br, seguindo as orientações contidas no edital da seleção.

   A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é responsável pela coordenação de cerca de 12 mil vagas, distribuídas para 119 pólos. Em Juazeio, o Departamento de Ciências Humanas, da UNEB, oferece 350 vagas, sendo 150 para o município de Juazeiro; 100 para Curaçá, e 100 para Sobradinho. O curso é gratuito e o início das aulas está programado para o dia 25 de abril. As matriculas serão feitas no período de 18 a 20 do mesmo mês.


Informações: Universidade para Todos/UNEB − tel. (71) 3371-0107 (ramal 235).


Departamento de Ciências Humanas – tel (74) 3611-5617 / 6860

Fonte: blog do Geraldo José.

DNIT e PRF fazem reunião com Prefeitura para interdição da Ponte Presidente Dutra

   Caminhões acima de três eixos, correspondente a 23 toneladas, serão proibidos de circular na Ponte Presidente Dutra, a partir deste sábado, 9 de abril. Esta data marca o inicio dos serviços de concretagem na obra de duplicação da Ponte do lado baiano, como informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em reunião na tarde desta quarta-feira (6) com a Policia Rodoviária Federal e a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) de Juazeiro.

   O trânsito na ponte das 05 da manhã às 22h30 só será permitido a veículos com até 3,5 metros. Nesse período, caminhões acima de três eixos deverão trafegar por uma rota alternativa através do município de Sobradinho. Estes caminhões só poderão circular na Ponte entre às 22h30 e 5h. O DNIT ainda informa que, a partir das 22h30, apenas uma das pistas estará funcionando no sistema PARE E SIGA, tanto no sentido Juazeiro/Petrolina como o inverso. Pedestres e ciclistas irão utilizar normalmente as faixas já existentes.
   A Polícia Rodoviária Federal, juntamente com os agentes de trânsito do município e Polícia Rodoviária Estadual estarão em pontos fixos como o Posto Fiscal da Adab, Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda e na rotatória da banca, nas proximidades do “Açaí do Vilela”, durante 24h, para orientar a circulação de caminhões durante os horários determinados. A previsão para conclusão total dos serviços de concretagem segundo o DNIT é para o inicio da segunda quinzena de maio.

Fonte: blog do Geraldo José.

terça-feira, 5 de abril de 2011

“Vai ter carnaval!”

   De 27 a 29 de maio acontecerá a festa popular
mais tradicional da região: o Carnaval de Juazeiro. Este ano a realização do
evento está a cargo a ABTJ (Associação de Blocos de Trio e Corda de Juazeiro),
tendo apoio da Prefeitura Municipal. Algumas atrações já estão confirmadas, como
Psirico, Forró da Curtição e Black Style. O restante das atrações, bem como o
circuito e toda a programação, será divulgado na semana que vem, quando
acontecerá o lançamento oficial para a imprensa. 
   A ABTJ, que tem hoje como presidente o senhor
Luiz Cláudio Guimarães, está empenhada em fazer o melhor carnaval para o povo de
Juazeiro, desenvolvendo uma estrutura com inovação, para que a festa seja
impecável. 

   A SIM! Agência (de Juazeiro) é a responsável,
pelo marketing, mídia, assessoria de imprensa e toda a comunicação visual do
Carnaval de Juazeiro 2011, incluindo a criação nova logomarca que foi aprovada
por unanimidade em reunião por todos os diretores de blocos envolvidos no
evento. 

A marca:

   “Foi criada acompanhando a idéia principal do
slogan, que é evidenciar que o Carnaval de Juazeiro é uma festa do povo, que tem
como componente principal a gente juazeirense. Todo esse conceito é transmitido
de maneira subjetiva, expressado em uma logomarca que tem como atributos
principais a leveza, a idéia de movimento e a alegria das cores”, diz Francisca
Gabriades, diretora da SIM! Agência.

O Slogan:

   O povo de Juazeiro tem o poder de não deixar se
perder sua maior manifestação popular, e sempre teve a virtude de ser a grande
atração do seu carnaval. Não podemos negar que carnaval sem gente, não é
carnaval. Em todos os sentidos, em 2011 o Carnaval de Juazeiro será consumado
pelo povo. Tanto para fazer acontecer, quanto para imprimir cores e alegria a
esta festa.
   A assessoria de imprensa do Carnaval de Juazeiro
2011 adianta que existe o interesse em fechar parceria com a cerveja
Devassa.

Fonte: blog do Geraldo José.


Câmara e Prefeitura de Juazeiro disponibilizam contas 2010

   As contas do município referente ao ano de 2010 estão disponíveis à população desde a última sexta-feira (1º). A movimentação financeira do ano passado da prefeitura e da Câmara Municipal pode ser consultada das 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, na Secretaria da Câmara.

   Qualquer cidadão pode ter acesso aos documentos, que ficam à disposição da população pelo prazo de 60 dias. A ação segue determinação da Constituição da República Federativa do Brasil, art. 95, § 2°, da Constituição do Estado da Bahia, da Lei Complementar 101/2000 e Resolução n° 318/97 do TCM/BA.
   Além de cumprir uma determinação jurídica, a disposição das contas do Município é, segundo o presidente da Câmara, vereador Nilson Barbosa, uma obrigação moral de todo gestor. “O cidadão tem o direito de saber onde está sendo gasto o seu dinheiro. E o nosso dever é prestar contas de nossos gastos”, diz.
   As contas da Câmara são referentes à gestão do vereador licenciado Crisóstomo Lima, Zó, à frente da Mesa Diretora.

Fonte: blog do Geraldo José.

Alterada data de interdição para carretas na Ponte Presidente Dutra

   A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), enviou nota ao blog informando que por meio de solicitação do DENIT foi prorrogada para o dia 8 de abril, a interdição dos caminhões com mais de três eixos na ponte das 05h às 22h30 devendo trafegar por uma rota alternativa através do município de Sobradinho. O horário permitido para caminhões (22h30 às 5h) deverá ser evitado por demais condutores para que os engarrafamentos sejam menores.

Fonte: blog do Geraldo José.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Juazeiro joga na quarta (06) com obrigação de vencer

   O Juazeiro Social Clube perdeu mais uma, jogando fora de casa, e agora tem que ganhar todas e torcer por outros resultados dos concorrentes. A derrota, neste domingo, para o Ipitanga em Senhor do Bonfim, por 3 a 2, deixa o time em situação perigosa e muito próximo do rebaixamento.

   Os 3 gols sofridos no primeiro tempo, o primeiro deles aos 2 minutos de partida, praticamente inviabilizaram uma possibilidade de virada. Com 2 gols de Nino o Juazeiro quase esboça uma reação no segundo tempo, mais faltou tempo para o empate, que teria sabor de vitória.
   Com os resultados de ontem o Juazeiro caiu para a terceira colocação, com 4 pontos, sendo superado pelo Ipitanga, que assumiu a segunda colocação com 6.
   O Juazeiro joga na quarta-feira, dia 06, no Adauto Moraes, contra o Colo-Colo, o lanterna do torneio da morte. Um resultado positivo abre possibilidades de fugir da degola, especialmente se o Fluminense de Feira, líder do grupo, superar o Ipitanga em senhor do Bonfim.

Fonte: blog do Geraldo José.

Segundo Tempo será relançado dia 09 de abril em Juazeiro

   Após cumprir todas as minuciosas exigências do Ministério dos Esportes, e aguardar a liberação do material esportivo para o início das atividades do Segundo Tempo, a Prefeitura de Juazeiro realiza o relançamento do programa no próximo dia 09 de abril, no Estádio Adauto Moraes, às 8h30, com a presença dos coordenadores, monitores e das 5 mil crianças e adolescentes beneficiados. O programa tinha sido suspenso no município na gestão passada (2006), posteriormente foram encontradas irregularidades, como a matrícula de alunos inexistentes, e por conta disto o processo de reativação tornou-se mais burocrático e meticuloso.

   Segundo o gerente de Esportes do município, Gilberto Pacheco, todas as etapas foram cumpridas a risca, com a preocupação não apenas de retomar o programa, mas também com a responsabilidade de continuidade. “Nós procuramos fazer tudo da maneira mais correta e segura possível, nem que isso nos custasse um pouco mais de tempo. Porque nós não queremos correr o risco de ter o programa interrompido. Queremos ter a tranqüilidade de saber que no próximo ano ele vai ser renovado sem nenhum risco”, garantiu.
   O último imprevisto para o início das atividades foi a espera pela liberação do material esportivo do Ministério dos Esportes. “As licitações que competiam ao município foram realizadas em tempo hábil e nós estávamos aguardando a contrapartida do Governo Federal, pois não adiantaria começar o programa sem todos os materiais esportivos necessários aos 5 mil alunos. Essas situações de irregularidade foram encontradas em boa parte do país, pois durante muito tempo os recursos públicos foram utilizados de maneira inadequada, por isso aprovar projetos no Ministério hoje é muito mais criterioso e burocrático. Nós entendemos e procuramos fazer a nossa parte de maneira correta”, justificou o gerente.

Fonte: blog do Geraldo José. 



Católicos de Juazeiro preparam caravana para Beatificação de Irmã Dulce

   A Diocese de Juazeiro está preparando uma Caravana para participar da Beatificação de Irmã Dulce. A celebração que promete emocionar a Bahia e o Brasil acontecerá no dia 22 de maio em Salvador, cidade onde a religiosa dedicou grande parte de sua vida no serviço aos doentes pobres. A Caravana está sendo organizada pelo Padre José Felipe Pulpahyil, da Paróquia São Cosme e Damião (Cosminho), do Bairro Alagadiço. O ônibus que levará os peregrinos a Salvador sairá no dia 20 de maio (sexta-feira) da paróquia do Cosminho.

   O retorno será no domingo, dia 22, logo após a celebração onde Irmã Dulce será declarada beata. No sábado (21) os participantes da Caravana ainda farão um city tour (passeio turístico) pelos principais pontos turísticos da capital da Bahia. Os peregrinos ficarão hospedados na Organização Fraternal São José, no Largo de Roma.


Informações sobre a Caravana:


   Na secretaria da paróquia do Cosminho, ou pelo telefone (74) 3611-8639. Ou ainda com Eva Alves: (74) 3613-3136.

Fonte: blog do Geraldo José.


Uneb em Juazeiro é autorizada a realizar Curso Gratuito de Pós-Graduação lato sensu


   Foi publicada a RESOLUÇÃO N.º 820/2011 – que autoriza a criação e funcionamento do Curso Gratuito de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro, a ser ofertado pela UNEB/DCH III (Juazeiro/BA), a partir de maio deste ano. Este Curso parte da aprovação do projeto do curso no EDITAL MCT-INSA/CNPq/CT-Hidro/Ação Transversal N º 35/2010 – Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro, na Linha Temática 4: Capacitação de educadores e agentes de extensão, por meio de cursos de especialização lato sensu em Educação Contextualizada na perspectiva da Convivência com o Semiárido Brasileiro.

   A oferta e supervisão do curso se dará no âmbito da Coordenação da Câmara de Pós-Graduação do DCHIII/UNEB em Juazeiro, bem como ele terá como instância de acompanhamento o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro –NEPEC-SAB.
   O Curso almeja formar especialistas em Educação Contextualizada como estratégia de ampliar a massa crítica de educadores/as comprometidos com a superação da perspectiva do currículo universalista presente nas escolas para uma perspectiva de currículo contextualizado, e diante dessa meta, contará com a socialização das principais correntes discursivas, sociológicas, econômicas e culturais que permitem a compreensão da emergência da Convivência com o Semiárido ao paradigma de combate à seca. Em breve será publicado o Edital de Seleção de alunos.
   O Curso é fruto de um processo que vem se constituindo pela RESAB ao longo de seus 10 anos de existência, de sua permanente articulação e mobilização para a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, de suas Instituições membros, redes e parceiros, sujeitos individuais e coletivos, portanto, uma conquista de todos e todas que lutam e acreditam por uma Educação de verdade e de qualidade no Semiárido Baiano e Brasileiro.

Fonte: blog do Geraldo José.
ACAPMMEB. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOMOS NÓS

Minha foto
ACAPMMEB(associação dos condutores autÔnomos e profissionais dos moto-boys e mototaxistas dos estado da Bahia);Entidade voltada para administração,e organização do serviço de moto-táxi em juazeiro da Bahia. Criada a mais de dez anos pelo então presidente ANTONIO DOS SANTOS VARGAS FILHO(Mitonho Vargas) com a finalidade de gerar emprego para pais de familia que não tinham de onde tirar o sustento do seu lar.Em junho de 2008,foi aderido ao municipio de juazeiro a profissão de moto-taxi,entretanto não foi o fim da nossa luta,pois desde então,lutamos para o aperfeiçoamento e melhorias no serviço ao qual prestamos ao município.Nossa busca por melhorias é incansavel,por isso continuaremos em busca de um serviço de altíssima qualidade,para honrar a entidade a qual representamos;agradecemos a todos que vestiram a camisa da nossa luta,pois temos convicção de que sem a participação e o apoio popular,nenhuma dessas vitorias seriam possiveis,e essa causa nobre não teria ido tão longe.